Os números da Kaspersky revelam que o custo médio de um incidente de perda de dados chega à US$ 1,23 milhão para grandes empresas e US$ 120 mil para pequenas organizações. O prejuízo pode ser mais custoso, o que reforça a necessidade de continuarem a proteger proativamente suas informações. A criação de backups é uma medida básica e essencial para qualquer protocolo que visa resguardar informações sensíveis, como registros financeiros, propriedade intelectual, dados de clientes e funcionários, além de evitar interrupções operacionais, multas e danos à reputação.
Ter medidas de segurança proativas é ainda mais relevante quando se considera que, recentemente, especialistas da Kaspersky alertaram que o ransomware persistirá como a principal ameaça às empresas neste ano, direcionando seus ataques principalmente a instituições financeiras e empresas de logística e transporte.
Na maioria dos casos, um ataque de ransomware tem sérias consequências. Além de perdas financeiras, custos de recuperação, suspensão de processos e operações, bloqueio e, em última análise, roubo de dados, ataques como esse podem causar danos à reputação da empresa bem como ao relacionamento com os clientes, fornecedores e autoridades locais. É por isso que, embora não sejam considerados a primeira linha de defesa e sejam constantemente adiados, a criação de backups ainda é uma medida essencial para proteger os ativos de negócios e recuperá-los o mais rápido possível quando necessário.
“A perda ou exposição de informações corporativas e de clientes devido a violações de dados é um dos aspectos mais desafiadores para as organizações. Se algum dos seus dispositivos empresariais estiver enfrentando dificuldades técnicas ou for comprometido de forma maliciosa, ter um backup pode ser a medida preventiva mais importante naquele momento. Além disso, é essencial que essas cópias de segurança sejam protegidas por credenciais únicas e criptografadas para evitar que um ataque tenha acesso a elas. Lembremos que o tempo de recuperação significa tempo de inatividade, o que pode custar mais a uma organização do que perdas monetárias“, afirma Claudio Martinelli, diretor geral para as Américas da Kaspersky.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).