
Uma pesquisa da Toluna, empresa que fornece insights em tempo real sobre os consumidores, em parceria com a FGVcef, Centro de Estudos em Finanças da FGV/SP, constatou que 56% dos entrevistados estão muito satisfeitos com o Pix, o novo serviço do Banco Central e oferecido pelos bancos brasileiros. Outros 31% dos entrevistados consideram o serviço satisfatório, 9% são indiferentes e 3% consideram o Pix pouco ou nada satisfatório. A pesquisa foi realizada com 831 pessoas de todas as regiões do Brasil.
CONTEÚDO RELACIONADO – Um mês depois do início das transações por Pix, empreendedores estão mais preparados, aponta Stone
O lançamento do Pix foi promovido como a modernização das transferências e pagamentos bancários. Os entrevistados foram questionados em quais bancos cadastraram suas chaves. Um quarto (25%) cadastraram na Caixa Econômica Federal e outros 25% cadastraram no Nubank. Já 16% cadastraram suas chaves no Itaú, 15% no Banco do Brasil, 13% no Bradesco, 10% no Santander e 9% no Inter.
Os entrevistados que estão usando o PIX foram questionados sobre a quantidade de transferências feitas e recebidas através do serviço: 59% fizeram uma transferência e 58% receberam uma transferência, 67% fizeram entre 2 e 4 transferências e 57% receberam 2 ou 4 transferências, 62% fizeram entre 5 e 7 transferências e 53% receberam 5 e 7 transferências, 60% fizeram 8 ou mais transferências e 56% receberam 8 ou mais transferências.
Boa parte (81%) dos entrevistados classificaram o Pix como seguro no cadastro e usabilidade, já 19% não consideram o serviço seguro. Quase todos (88%) classificaram como prático o tempo de cadastramento e uso do PIX e 88% consideram o serviço como inovador frente às outras opções oferecidas pelos bancos.
Os entrevistados também foram questionados sobre seus hábitos de uso do serviço: 63% usam o Pix durante e fora do expediente bancário, 15% usam mais fora do horário bancário, 9% usam durante o expediente bancário e 12% não usam em nenhum caso.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.