Pesquisas

Pesquisa aponta mudança de indústrias de consumo e varejistas para uma estratégia mais digital

Um novo relatório do Capgemini Research Institute examinou o impacto da interrupção do ano passado em produtos de consumo e cadeias de suprimentos de varejo (CP&R, na sigla em inglês), e descobriu que 66% das organizações dizem que sua estratégia mudará significativamente nos próximos 3 anos, à medida que se adaptam à pandemia e incorporam maior resiliência às operações. Elas têm planos de aumentar investimentos em tecnologias para se preparar melhor frente aos desafios.

CONTEÚDO RELACIONADO – 93,7% dos executivos veem a nuvem como crítica para enfrentar desafios de negócios trazidos pela pandemia

As organizações entendem a importância dos investimentos digitais na melhoria da visibilidade: 58% dos varejistas e 61% das organizações de produtos de consumo planejam aumentar os investimentos na digitalização das cadeias de abastecimento. 

Em particular, 47% das organizações planejam investir em automação, 42% pretendem investir em robótica e 42% em inteligência artificial. E ainda, 64% e 63% das organizações também planejam fazer uso extensivo de inteligência artificial e aprendizado de máquina em transporte e otimização de preços, respectivamente. 

A covid-19 foi um alerta para as empresas de CP&R: 85% das organizações de produtos de consumo e 88% dos varejistas dizem que enfrentaram uma interrupção, enquanto 63% das organizações de produtos de consumo e 71% dos varejistas dizem que levou pelo menos 3 meses para que suas cadeias de abastecimento se recuperassem das interrupções. 

Mais de dois terços das organizações (68%) dizem que enfrentaram dificuldades no planejamento da demanda devido à falta de informações precisas e atualizadas sobre a flutuação dos pedidos dos clientes durante a pandemia. Para melhorar essa previsão, 66% das organizações planejam segmentar as cadeias de abastecimento de acordo com padrões de demanda, valor do produto e dimensões regionais pós-pandemia, enquanto 54% dizem que usarão análises/aprendizado de máquina e Inteligência Artificial para melhoria da previsão de demanda como forma de lidar com o impacto da pandemia. 

 

Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *