Videoconferência

Pesquisa: o que estimula e o que barra investimentos em UC

Levantamento feito pela Osterman Research revela que para a maioria das empresas as plataformas de comunicações unificadas são demasiadamente caras tanto para a implantação quanto para a manutenção.

Redução de custos e aumento de produtividade são principais ganhos da colaboração, defende Cisco

Empresas defendem tecnologia aberta para cloud computing em UCs

Os dados incluem principalmente o sistema Microsoft Office Communications Server (OCS), considerado demasiado caro para implantar e muito complicado de gerir, e muitas empresas não têm a experiência em casa para lidar com isto.

O aperto nos orçamentos de TI gerado pela recessão foi citado por 58% dos pesquisados como um inibidor ou um grave inibidor à adoção do OCS, bem como outras plataformas de comunicações unificadas, com custos iniciais e permanentes muito alto, de acordo com uma pesquisa realizada pela Osterman Research.

A falta de um caso de negócio atraente para a utilização do OCS ou o seu sucessor, Lync, foi outro fator apontado por 42% das empresas ouvidas para a sondagem “Microsoft Lync Server 2010 e o Unified Communications Market”, feita pela consultoria.

A pesquisa online consultou 121 organizações na América do Norte e foi patrocinada pela Azaleos, que oferece serviços de OCS e Lync.

A pesquisa diz que 21% dos entrevistados usam o OCS – 16% mais do que no ano passado; e 17% tem realizado projetos pilotos nos últimos 18 meses, a maior penetração de um fornecedor no grupo da amostra. Mas o relatório aponta que a penetração de outros fornecedores de UC em empresas está crescendo também.

Com base no que ouviram sobre os recursos Lync, mais de metade diz que eles esperam obter capacidade para rodar em máquinas virtuais e isso tornará o produto mais aceitável por aqueles que decidem utilizá-lo, assim como a sua exigência de menos servidores físicos em geral. A sondagem também identificou que a unificação de mensagens instantâneas, presença, voz, cliente de correio de voz, fará o Lync mais atraente.

As razões que levam as empresas a se interessar por UC são o suporte a voz, mensagens instantâneas e conferências via web, com esses fatores sendo citados por 48% a 58% dos entrevistados como drivers ou drivers importantes.

A pesquisa da Osterman afirma que as organizações estão em diferentes estágios de uso de UC, com diferentes recursos implementados. Questionados sobre quais recursos estão disponíveis para pelo menos alguns de seus usuários, 75% dos entrevistados dizem que a conferência Web; 74% dizem que conferência de áudio; 72% dizem que as mensagens instantâneas e presença; 59% dizem que o compartilhamento de desktop; 58% dizem que a videoconferência; 52% dizem voz; e 36% dizem chat em grupo.

Segundo os entrevistados, as razões para a adoção de UC variam, mas 71% dizem que a colaboração é um driver ou um driver importante; e 68% dizem que redução de custos de empresa de VoIP

Na sua análise, a Osterman afirma que as decisões sobre a implantação da UC serão afetadas pelo perfil do grupo que conduz o projeto dentro da empresa – a equipe de e-mail, o grupo de telecomunicações ou um híbrido. O investimento da organização em PBX e sistemas de e-mail pode ter uma grande influência, ressalta a consultoria.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *