A Locaweb PRO, unidade de negócios do Grupo dedicada às agências digitais e desenvolvedores, realizou um levantamento com parte de sua base de desenvolvedores e agências digitais para conhecer melhor o perfil destes profissionais e empresários e descobrir quais os principais desafios dos negócios.
CONTEÚDO RELACIONADO – Quais as linguagens de programação estão em alta?
Para mais de 50% dos respondentes, conquistar mais clientes é o principal desafio atualmente, seguido de aumentar o portfólio (18,48%) e tirar alguma ideia do papel (14,13%). E a principal fonte destes novos clientes ainda é a indicação, também com mais de 50% das respostas, seguida de indicações de parceiros estratégicos (20,11%), redes sociais (11,96%) e Google Ads (2,17%). Para Arthur Alves, head da Locaweb PRO, “levantamentos como este nos ajudam a compreender melhor como esses desenvolvedores e agências digitais trabalham, quais são as suas dores e como podemos ajuda-los”.
Pensando em ajudar esses empresários a conseguir novos clientes, a unidade de negócios lançou recentemente o Profissionais de Internet , marketplace para conectar profissionais de tecnologia aos consumidores finais que necessitam de apoio com serviços de internet para seus negócios. Com isso, a Locaweb PRO passou a oferecer para as pequenas e médias empresas (PME) uma plataforma que dispõe de diversas soluções digitais, e em que, através de uma simples pesquisa, é possível encontrar alguns dos melhores profissionais do mercado. O Profissionais de Internet tem em seu portfólio serviços como: consultorias de tecnologia, marketing e infraestrutura – além de serviços de criação de sites e loja virtual, SEO, gerenciamento de redes sociais, entre outros.
Ainda sobre o levantamento, 44% dos respondentes possuem superior completo e 21% pós graduação. A maioria destes profissionais que fizeram ensino superior cursaram Análise e Desenvolvimento de Sistemas (16,45%), seguido de Tecnologia da Informação (12,5%), Administração (12,5%) e Ciência da Computação (9,21%). Dentre os desenvolvedores, mais de 70% usam prioritariamente a linguagem de programação PHP, 60% utilizam JavaScript e 53% preferem SQL. Quanto ao perfil, a maioria trabalha com Full Stack (37%), seguido de Front-End (25,8%) e Back-End (23,4%). *Os dados são do período agosto à setembro, com 184 respondentes.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.