
Em 2020, o e-commerce se consolidou como um dos setores que mais movimentaram a economia brasileira em um ano marcado pela crise causada pela pandemia de covid-19. De acordo com a plataforma de e-commerce Nuvemshop, as pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras registraram um faturamento (GMV) superior a R$ 1,3 bilhão em 2020, aumento equivalente a 166% em relação a 2019. O resultado é baseado no banco de dados da empresa.
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Segundo a Nuvemshop, outro grande destaque foi o volume de pedidos, que triplicou de 2 milhões em 2019 para 6 milhões este ano. Nesse contexto, “Moda” foi o segmento mais vendido pelas PMEs em 2020, com mais de 2,3 milhões de pedidos, 227% a mais do que 2019. “Acessórios” (+151%), “Saúde & Beleza” (+112%), “Comidas & Bebidas” (+382%) e “Casa & Jardim” (+183%) também se destacaram pelo crescimento na comparação com o ano passado.
No levantamento por região, o Sudeste ficou no topo da lista, com faturamento superior a R$ 545 milhões, 101% maior do que os R$ 271 milhões registrados em 2019, enquanto a região Sul aumentou o valor transacionado em 94%. Em contrapartida, Nordeste (+122%), Norte (+115%) e Centro-Oeste (+103%) foram as regiões que mais aumentaram seu faturamento na comparação entre 2019 e 2020. Isso mostra uma tendência de expansão do e-commerce por todo o Brasil.
A Nuvemshop já previa um salto no universo do e-commerce antes mesmo da pandemia, que acelerou a transformação digital do varejo e aumentou a participação das lojas virtuais de 6% para 12% em todas as vendas do setor. O distanciamento social fez com que milhares de pessoas que nunca haviam comprado online experimentassem pela primeira vez, criando um novo hábito de consumo que deve se manter pelos próximos anos, segundo a empresa.
Mesmo com o crescimento no volume de consumidores e no aumento na quantidade de pedidos vendidos em 2020, o ticket médio foi calculado em R$ 213, registrando uma queda de 12% em comparação com 2019. O dado aponta que os clientes estão comprando mais com menor preço, mas com uma frequência mais alta.
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