Varejista implanta NFC-e em duas lojas e elimina cupom fiscal tradicional.
O Pontofrio concluiu o projeto de “venda sem papel” implementando a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), cupom fiscal enviado por e-mail ao cliente, que também pode acessá-lo no site da Secretaria da Fazenda. A novidade, disponível nas lojas do Shopping JK Iguatemi (São Paulo) e Park Shopping São Caetano, fecha o ciclo de digitalização do varejista, que já utilizava tablets para atendimento ao cliente e serviços de pagamento móvel.
Segundo Julio Baião, diretor de TI da Via Varejo, empresa que administra o Pontofrio, a companhia já havia avançado no pagamento via cartão de crédito e débito, em que o consumidor não precisava mais ir ao caixa. “Para os itens que podem ser retirados na hora, por exemplo, bastava aguardar a impressão da nota fiscal e pegar o produto. Agora, é só pegar o produto e pronto, o cupom fiscal é enviado por e-mail”, explica.
O executivo comenta que a inovação traz benefícios também para a empresa, com redução de custo operacional e agilidade na execução fiscal, já que a Receita recebe as informações sobre a venda assim que é realizada. “Antes, era preciso que a empresa fizesse uma declaração das vendas. Agora é tudo automático, online e ainda economizaremos com papel”, completa.
Ele explica que o objetivo da “venda sem papel” é entregar a melhor experiência de compra possível ao cliente, encontrando soluções que representem mais comodidade para ele, além de processos mais eficientes e econômicos para a companhia.
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De acordo com a Via Varejo, que também administra a Casas Bahia, 100 lojas de todo o grupo já realizam a venda pelo tablet e quatro contam com pagamentos móveis. As novidade seguirão gradativamente para as demais unidades da rede, a partir de estudos do comportamento do consumidor nas diferentes regiões e análise de resultados combinada com a legislação fiscal em cada município.