*Por Catherine Hayes
A SD-WAN é uma tecnologia incrível, que aprimora a conectividade e permite que as organizações adotem uma economia de nuvem mais eficiente. A solução simplifica completamente o roteamento e o gerenciamento de rede, melhora a segurança, ajuda as equipes de TI a reduzir custos e oferece um caminho mais simples para a nuvem híbrida, o nirvana para muitas empresas.
Mas, e é um grande mas, a SD-WAN é apenas parte do quebra-cabeça da colaboração. Isso porque, embora tenha roteamento inteligente por conta própria, não é suficiente para resolver outros obstáculos que normalmente ocorrem quando as aplicações são entregues remotamente, como um serviço, especialmente agora, que os usuários estão se conectando de casa, a grandes distâncias e em uma infinidade de tipos de rede, tanto underlay quanto overlay.
O desafio do novo normal
A distância física entre os usuários e os aplicativos está aumentando à medida que mais pessoas trabalham em casa ou de modo remoto. Muitas empresas continuam fazendo backhaul por meio de data centers regionais, o que significa que as equipes de TI estão enfrentando problemas consideráveis de latência. Isso não é bom para setores como os de serviços financeiros, por exemplo, no qual segundos de atraso em uma aplicação de negociação podem ter grande impacto nos custos.
Também é importante considerar o grande número de instâncias de aplicação em execução em um típico negócio de trabalho remoto. O Analyst IDC estima que existam 20 mil conexões diferentes de usuários para as aplicações gerenciadas pelos departamentos de TI. Isso, sem dúvida, aumenta a complexidade e coloca em risco o desempenho da aplicação.
E, é claro, o baixo desempenho de um aplicativo pode ser altamente prejudicial à produtividade. Quando os designers do CAD da Landform (um cliente da Riverbed, parceiro da Orange Business Services) mudaram para o trabalho remoto, eles enfrentaram grandes atrasos ao tentar abrir grandes arquivos de design. Um arquivo que levou apenas um minuto para abrir no escritório, demorou 20 minutos remotamente – e ainda mais em casa. Horas da jornada de trabalho de um funcionário acabam sendo consumidas apenas para abrir um conjunto de arquivos.
Na Orange Business Services, oferecemos conectividade SD-WAN e gerenciamento de desempenho de aplicativo – chamado de Flexible SD-WAN – aprimorado pela otimização de WAN, com a tecnologia de aceleração de aplicação da Riverbed, no produto chamado Enterprise Application Management (EAM), que é baseado na tecnologia Riverbed Steelhead.
Você pode aumentar a produtividade da força de trabalho, despertar inovação e novas maneiras de trabalhar, e fortalecer o crescimento e a vantagem competitiva – tudo com o mesmo desempenho previsível dos aplicativos aos seus usuários, onde quer que estejam, em todo o mundo.
No exemplo mencionado acima, Landform usou a Riverbed Client Accelerator, disponível com o serviço gerenciado Orange Business Services EAM, para abrir arquivos em uma conexão doméstica de 100 Mbps em apenas 1,5 minutos – a mesma conexão que, anteriormente, levava mais de 20 minutos para a abertura do arquivo. Alcançar essas velocidades semelhantes às de LAN remotamente por meio da tecnologia Riverbed ofereceu um aumento de produtividade tão significativo ao negócio que a instalação pagou por si mesma em apenas um mês.
De modo fundamental, a tecnologia de aceleração Riverbed aumentou significativamente a performance para melhorar a experiência do usuário (UX) e a produtividade – atividade que a SD-WAN não consegue fazer sozinha. *Catherine Hayes é gerente de produto sênior de Network Performance Management (NPM) da Orange Business Services.
O conteúdo deste artigo é de total responsabilidade da autora, não representando, necessariamente, a opinião do Portal IPNews.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.