Procura por ofertas no site Jardim de Ofertas – destinado exclusivamente a lojas de shopping centers – cresce 100% a cada nova promoção anunciada.
Em dezembro entrou no ar o Jardim de Ofertas, portal de compras coletivas destinado somente a lojas localizadas dentro de shopping centers. Em um mercado cuja expectativa de faturamento em 2010 foi de R$500 milhões, o retorno obtido até o momento é discreto. Mas o principal número a ser analisado diz respeito à aceitação do público. “Imaginamos que demoraria cerca de seis meses para termos a visibilidade que já conseguimos em pouco mais de um mês. Cada nova oferta que publicamos tem um retorno 100% superior à sua anterior, ou seja, dobra o número de pessoas que adquirem nossas ofertas”, explica o diretor executivo do portal, André Tavares.
O segmento de compras em malls movimentou mais de R$ 71 bilhões em 2010, de acordo com Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), um aumento de 9,91% em relação a 2008. São mais de 70 mil lojas em tais estabelecimentos, espalhadas por 408 centros de compras Brasil afora.
Segundo Tavares, a expectativa é que o negócio movimente, nos primeiros 12 meses de atuação, pelo menos R$ 4 milhões. “O potencial de crescimento do Jardim de Ofertas é muito grande. Trata-se de um público – os comerciantes de malls – que ainda não possuíam um portal destinado exclusivamente a eles. E, pelo tamanho do faturamento do setor, tudo leva a crer que a iniciativa deve surtir o efeito esperado”, analisa. O Jardim de Ofertas entrou no ar no dia 13 de dezembro e já conta com as lojas de dois centros de compras: o Plaza Anchieta Shopping e o Cidade Administrativa Shopping. Novos centros de compras devem ingressar na primeira quinzena de janeiro, cujos contratos se encontram em fase adiantada de negociação. Um deles é o Shopping Cidade, também de Belo Horizonte.
“Este é um mercado muito recente no Brasil, mas no mundo já está consolidado. Para se ter uma idéia, nos Estados Unidos são mais de 400 sites de compras coletivas disponíveis aos internautas”, enfatiza Rodrigo Sol, diretor de desenvolvimento do Jardim de Ofertas. A expectativa é que as empresas nacionais de compras coletivas fechem o ano com cerca de sete a oito milhões de usuários. Até o final de 2011, o setor deve movimentar R$ 1 bilhão.