Investimentos em mecanismos de busca, banners online em portais segmentados, redes sociais, emails marketing e parceria com portais comparadores de preços estão entre as principais iniciativas da loja virtual.
Encerrar 2009 com 110% de crescimento: essa é a meta da loja virtual PortCasa, especializada em decoração, que aposta no marketing digital como principal ferramenta para desenvolvimento de sua marca. A loja online, que fechou o semestre com 137% de evolução, em relação ao mesmo período do ano anterior, acompanha a ascensão do comércio eletrônico no país e vem se destacando de forma significativa no ranking das varejistas virtuais de médio e pequeno porte, que tiveram crescimento de 1,5% em market share no segundo trimestre de 2009, segundo o ebit.
A companhia formou uma base de clientes composta por mais de 70 mil nomes, que recebem quase que diariamente campanhas promocionais através de ações de email marketing. São três milhões de envios mensais, mensurados pelas funcionalidades de uma plataforma de gestão e envio – Virtual Target -, que traz o perfil comportamental da base para ações ainda mais segmentadas de acordo com o interesse do destinatário, analisado por meio dos cliques realizados em cada campanha.
Paralelo a isso, foram realizados investimentos no novo projeto do Mercado Livre, com foco em mídia gráfica a partir de palavras chave para aumentar a taxa de conversão em vendas. A loja virtual também faz parte do Buscapé para destaque na comparação de preços e, entre os planos de expansão, prevê a veiculação de banners no mesmo portal. Como parte da atenção ao universo digital, a companhia também já anuncia nos principais sites de decoração do mercado.
Os mecanismos de busca, como SEO e SEM, também fazem parte da estratégia da marca, que utiliza o Google e Yahoo como parceiros primordiais para o e-commerce. Atualmente, 38% das vendas do portal são provenientes desses canais. E, para acompanhar a forte tendência na rede mundial, o olhar nas redes sociais está cada vez mais presente. A PortCasa mantém uma página no Facebook, no twitter, e um blog exclusivo – www.dicasparasuacasa.com.br.