O retorno com ações de e-mail marketing da loja virtual de cama, mesa e banho é 20% maior que em outros canais de comunicação.
A PortCasa, loja virtual especializada em cama, mesa, banho e decoração formou uma base de clientes composta por mais de 150 mil nomes, que recebem campanhas promocionais através de ações de e-mail marketing. Os envios destas ações são realizados por meio da ferramenta de email marketing Virtual Target, que entrega 80 relatórios de acessibilidade, possibilitando a loja virtual mensurar os resultados de cada campanha online.
Hoje, a companhia realiza 1,2 milhão de envios mensais, medidas pelos relatórios de acessibilidade, que traz o perfil comportamental da base para ações segmentadas de acordo com o interesse do destinatário, analisado por meio dos cliques realizados em cada ação.
A loja conta com uma área responsável pela análise destes perfis, que elabora estrategicamente as ações de acordo com os passos de cada destinatário. Com a ferramenta, é possível identificar os assuntos de maior interesse, pois o sistema aponta os produtos que foram clicados, com mensuração da conversão em vendas pelo site, provenientes da ação.
As ações de divulgam descontos, lançamentos e ações promocionais. De acordo com Natan Sztamfater, diretor da companhia, a vantagem para o cliente que recebe é que ele terá informações privilegiadas, e em primeira mão, sobre promoções e produtos.
A base de clientes é composta por 85% de mulheres e 15% de homens, entre 25 e 55 anos. A maior parte está concentrada nas Regiões Sudeste e Sul, que também respondem pelo maior volume de vendas.
Para Sztamfater, o marketing digital é a ferramenta que mais traz resultado ao varejo virtual e é primordial para o setor. Hoje, o retorno em vendas neste tipo de ação é 20% acima da média dos outros canais.