Projeto permitiu ao município investir primeiro na infraestrutura de rede para prover conectividade à administração pública.
O acesso gratuito à rede Wi-Fi se tornou uma realidade na cidade de Arapongas, no interior do Paraná. Na cidade localizada a 380 quilômetros da capital Curitiba, os quase 120 mil habitantes passaram a ter condição de acesso à internet por meio de rede sem fio para explorar os serviços eletrônicos da Prefeitura.
A rede óptica que possibilita ao cidadão acesso gratuito à internet, é formada por um anel de 20 quilômetros e foi inaugurada em 2015, fornecendo conectividade a escolas, postos de saúde, além de todos os demais departamentos das Secretarias municipais.
Uma das principais mudanças foi a modernização do atendimento na saúde. “Não havia condição de implantar um sistema de prontuário eletrônico antes do projeto, por falta de infraestrutura adequada de rede”, conta Vagner Mantovani, analista de TI da área de Projetos de Tecnologia da Informação.
“Hoje, qualquer médico da saúde pública tem acesso rápido ao histórico do paciente, melhorando e agilizando o atendimento”, pontua. Com a integração das informações entre os postos de saúde e unidades de pronto atendimento, o médico tem acesso ao prontuário eletrônico e consegue entender melhor a vida clínica do paciente, chegando a um diagnóstico mais rápido e preciso. Também consegue entender a razão de uma consulta, se ela é reincidente, quais tratamentos e medicamentos um paciente já foi submetido, as principais queixas recentes, etc.
Com a modernidade de um prontuário eletrônico, o paciente também é beneficiado pois seu diagnóstico e tratamento se torna mais rápido. O médico, analisando o histórico do paciente, pode decidir não solicitar determinados exames que foram realizados recentemente o que, além de gerar economia ao município, vai agilizar o tratamento do paciente pois uma etapa poderá ser adiantada.
As iniciativas impactam não só o dia a dia, como o orçamento da cidade, afirma Mantovani. Tudo começou em 2011, quando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI, que à época não estava integrado à pasta de Comunicações) realizou um processo de seleção de municípios para prover verbas a projetos de Cidades Digitais.
Tendo essa oportunidade, a prefeitura de Arapongas através de processo licitatório, vencido pela integradora Teletex, contou com o apoio da Cisco Brasil na implementação do projeto selecionado em primeiro lugar no Paraná e em 12° no Brasil onde contemplavam os equipamentos de Rounting & Switching e WIFI tais como Router 7606, ME3600 e WLC 5508.
Avaliado em R$ 6,9 milhões, com R$ 500 mil de contrapartida da Prefeitura, o projeto permitiu ao município investir primeiro na infraestrutura de rede para prover conectividade à administração pública, interligando secretarias, postos de saúde, escolas e outros prédios públicos. Escolas rurais, que antes não contavam com acesso à internet, mesmo tendo laboratórios de informática, foram conectadas e a gestão pública passou a ser totalmente integrada em Arapongas.
A Prefeitura coloca na área da educação a maior expectativa com o projeto. Agora que as escolas estão conectadas, o município passa por um processo de amadurecimento nesta área e estuda inovações pedagógicas, experimentadas durante visita ao Centro de Inovação da Cisco, no Rio de Janeiro.