
A FICO, empresa de soluções para segurança e análise de dados, realiza ontem (13/3) o primeiro FICO Fórum 2019 em São Paulo (SP). Com o tema “Inteligência Artificial + Inteligência Humana”, o evento é classificado como uma versão menor da conferência global que a empresa costuma fazer anualmente nos Estados Unidos. “Ele é reflexo do crescimento da FICO no Brasil e na América Latina nos últimos cinco anos”, afirma Alexandre Graff, vice-presidente e diretor geral da companhia para a região.
FICO lança diversas soluções de machine learning contra crimes financeiros
De acordo com o executivo, a FICO aumentou o número de colaboradores entre cinco e seis vezes em comparação com 2014. Sem revelar os dados de faturamento ou clientes, Graff explica que o crescimento foi resultado de uma mudança do olhar da FICO para a região, passando a apostar mais na capacidade de conquistar clientes.
“Esse aumento de funcionários não foi para administração, foi para o setor comercial”, diz. A FICO se aproximou das empresas e foi aumentando seu mercado. Outras iniciativas, como a aquisição de empresas locais e a decisão de trazer novas tecnologias para cá de forma mais rápida, também ajudaram no crescimento no número de clientes.
Graff pode colocar parte o sucesso da local da FICO no amadurecimento das empresas quanto à necessidade de segurança da informação. Para ele, o trabalho dessas empresas em segurança mostra que a batalha contra os hackers não está perdida e que é possível vencê-los.
Outro ponto importante para a FICO no Brasil é o crescimento de projetos que utilizam as suas soluções de análise de dados para otimizar operações nas empresas e angariar melhores resultados. Soluções bem famosas lá fora, Fabio Goepfert, diretor da FICO para América Latina, aponta que começam a crescer casos do tipo no Brasil e na região, impulsionando o crescimento da FICO.