e-commerce

Problemas com logística no Norte e Nordeste dificultam o funcionamento do comércio online

Nos últimos anos, o crescimento de vendas online em determinadas regiões do Brasil tem apresentado resultados consideráveis para o mercado nacional. Enquanto o Norte atingiu 672% de aumento de vendas no primeiro trimestre de 2021, o Nordeste alcançou 671% neste período, segundo pesquisas. Considerando a mesma época, em 2022, o índice MCC-ENET, da Neotrust, junto com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), apontou o aumento de 27,02% no Norte e 22,79% no Nordeste, respectivamente.

CONTEÚDO RELACIONADO – Brasil: 74% das empresas utilizam o WhatsApp como a principal ferramenta de vendas digitais

E, apesar dos resultados significativos do comércio online nestas regiões, surge um novo desafio para as empresas: a logística de entrega dos produtos. O atraso de pedidos online é um dos fatores que mais gera insatisfação do cliente em relação aos e-commerces, segundo Bruno Cairo, CEO da transportadora Bulog. “É importante trabalhar de forma transparente com o cliente. Ele precisa saber como está o andamento do pedido e, caso haja qualquer tipo de problema, a transportadora precisa mostrar abertura e disponibilidade para ajudá-lo da melhor maneira possível”, diz.

A primeira vez que o Norte e o Nordeste apareceram como regiões estratégicas para melhores resultados de e-commerces foi em 2020. Naquele ano, o relatório do Webshoppers, da E-bit/Nielsen, mostrou que o Nordeste representou 18% do faturamento nacional, apresentando um crescimento de 107% nas vendas. Em relação ao Norte, a região atingiu 7% da comprar em âmbito nacional, um aumento de 93%.

“Hoje, o Norte e Nordeste são regiões com alta demanda logística. Então, uma das principais necessidades é atender à necessidade do consumidor, realizando uma entrega rápida, segura e eficiente. É preciso levar em conta que o cliente do norte/ nordeste também quer uma entrega de excelência, assim como o consumidor do sul/sudeste. Para isso, desenvolvemos rotas estratégicas, nos ligamos à parceiros, se necessário. A prioridade sempre é o cliente”, complementa Bruno.

A Bulog, plataforma de logística que atua como transportadora e fornecedora de estrutura tecnológica e humanizada para fretes, realiza entregas B2B e B2C em todo o território nacional. E, visando a melhor experiência do cliente, a mercadoria é entregue de forma simples e segura.

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebookLinkedIn e Twitter

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *