Akna

Programa de inovação visa aproximar grandes empresas e startups

Aceleradora Organica busca auxiliar companhias tradicionais a entrarem na Nova Economia.

Mais que contribuírem para oportunidade de negócios e emprego, as startups são a chave para levar inovação aos mercados tradicionais, trabalhando na solução de desafios encontrados em diversos setores. Pensando neste objetivo, a Organica, empresa de aceleração de negócios, desenvolveu um Programa de Inovação aberta com o objetivo de aproximar startups e grandes empresas que possuem objetivos semelhantes.

A ideia é buscar startups que auxiliem as grandes empresas a encontrarem soluções para algumas áreas internas da companhia. “Ao fim do programa, o objetivo é que as empresas tradicionais vejam as startups como futuros fornecedores ou mesmo passem a investir na compra de participações nesse setor, revolucionando e trazendo soluções novas para seus mercados”, explica Pedro Paulo Moraes, sócio da Organica.

Nesta semana, a aceleradora deu início a sua primeira ação que será realizada no setor de saneamento: o Iguá Lab, que encontrará auxílio para a Iguá Saneamento, empresa que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. O projeto, realizado em parceria com o BrazilLAB, selecionará startups com soluções voltadas aos cinco desafios lançados. São eles:

 

  1. Desafio Fintech: como diminuir a inadimplência e a evasão de receitas?
  2. Desafio Perdas: como reduzir os índices de perda de água e fraude?
  3. Desafio Comunicação: como melhorar a comunicação entre a Iguá e seus clientes?
  4. Desafio Treinamento: como disseminar o treinamento aos mais de 1.500 colaboradores da Iguá?
  5. Desafio Tecnologia: quais as melhores tecnologias para realizar investimentos mais eficientes?

 

As startups vencedoras poderão se beneficiar de duas formas: por meio de contratos de fornecimento de soluções por um ano firmados com a Iguá Saneamento ou com investimento direto de forma minoritária. Com a parceria, ainda receberão mentoria de executivos da companhia e terão a oportunidade de apresentar as soluções para um grupo de investidores.

 

 

 

Compartilhe: