O Google.org, braço filantrópico do Google, e a Nova Escola, negócio social especializado em recursos para educadores, anunciam parceria para ajudar professores e gestores escolares no desafio de dar continuidade às aulas durante o isolamento social.
Notícia relacionada
- Rede de educação do Sesc adota meios virtuais para voltar às aulas
- Prefeitura de SP lança aulas digitais sobre autoconhecimento, imagem profissional, currículo e processo seletivo
Um aporte de R$ 3 milhões do Google.org será utilizado para criar o projeto Conexão Educativa, que envolverá a adaptação dos Planos de Aula Nova Escola e a produção de cursos e materiais de apoio para a aplicação das aulas a distância. O Conexão Educativa fará parte da campanha Nova Escola Em Casa, lançada no final de março em resposta às necessidades dos educadores neste momento. O acesso a todos os recursos será online e gratuito por meio da plataforma da Nova Escola.
A Nova Escola estima que a iniciativa pode chegar a 590 mil professores e impactar a aprendizagem de 11 milhões de alunos. “A maioria das redes de ensino não estava preparada para oferecer aulas a distância. Estamos ajustando e lançando recursos para que educadores consigam adaptar suas práticas e aulas para o ensino remoto”, explica Guilherme Luz, CEO da Nova Escola. “Em um momento difícil como este, é mais que necessário reafirmarmos nosso compromisso de mais de 34 anos ao lado de professores e gestores escolares de todo o Brasil”.
Aulas ao vivo para educadores
O Conexão Educativa será lançado no dia 28 de maio, às 15h, em uma aula inaugural ao vivo sobre alfabetização a distância. Será a primeira de oito lives semanais com temas escolhidos com base em pesquisas sobre os principais desafios dos educadores. “Alfabetização é uma preocupação constante porque afeta toda a vida escolar dos estudantes. Os professores alfabetizadores estão se reinventando para conseguir cumprir esse objetivo de casa, com o apoio das famílias”, diz Ana Ligia Scachetti, Gerente Pedagógica da Nova Escola. A primeira aula será conduzida por Maria José de Nóbrega, com participação da professora Magda Soares e será transmitida simultaneamente no site da Nova Escola , no Facebook e no YouTube . O vídeo também ficará disponível após a transmissão.
Planos de Aula Nova Escola
Com apoio do Google.org, Nova Escola colocou em marcha uma grande força-tarefa para a adaptação de 6 mil planos de aula para o ensino a distância. “O objetivo em caráter de urgência é apoiar educadores, famílias e estudantes durante o período de isolamento, mas os resultados serão um legado para o período pós-pandemia”, avalia Ana Ligia.
Desenvolvidos pela Nova Escola entre 2017 e 2019 com um coinvestimento de R﹩ 15,8 milhões do Google.org e da Fundação Lemann, os Planos de Aula Nova Escola foram originalmente pensados para o uso presencial nas escolas. A coleção compõe o maior acervo do país de planos de aulas alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), política pública que define os conhecimentos, competências e habilidades que todos os alunos brasileiros têm o direito de aprender. De acordo com o cronograma de implementação, 2020 é o primeiro ano de obrigatoriedade da BNCC em sala de aula. Os planos podem ser acessados por smartphone e não exigem internet rápida, funcionando com conexão 2G.
Nova Escola Box
Com o intuito de oferecer recursos que apoiem as aulas ao vivo e o uso dos Planos de Aula, a parceria também envolve o Nova Escola Box, uma ferramenta digital com dicas práticas e atividades que podem ser feitas com os alunos. “As lives, os Planos de Aula e o Box poderão ser utilizados juntos, já que trabalharão os mesmos temas”, diz Ana Ligia. O Nova Escola Box é o produto por assinatura mensal da Nova Escola, mas as edições relacionadas a ensino a distância e ao novo coronavírus estão disponíveis de forma gratuita.
Comente as reportagens do IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter