Rede

Mercado global de rede móvel deve ter crescimento negativo nos próximos cinco anos, diz Dell’Oro Group

De acordo com um relatório de previsão recém-publicado pelo Dell’Oro Group, a taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5 anos do mercado de rede móvel (2024-2029) permanece em território negativo. Ventos econômicos contrários, pressão de preços competitivos e migração lenta para 5G autônomo (5G SA), além de voz sobre novo rádio (VoNR) atormentam o mercado.

CONTEÚDO RELACIONADO – Qualidade da rede móvel sobe cinco pontos percentuais no País

“Os únicos pontos positivos são os segmentos que crescerão durante o período de previsão. Eles são a região EMEA, 5G MCN e MEC. No entanto, esses segmentos não crescem o suficiente para compensar o declínio nos segmentos de mercado 4G MCN e VoLTE/VoNR. O mercado MCN deve atingir o pico em 2025 e cair durante o restante do período previsto. Infelizmente, é uma perspectiva sombria”, disse Dave Bolan, Diretor de Pesquisa do Dell’Oro Group. “Apenas oito novas redes 5G SA eMBB foram lançadas em 2024, elevando o total para uma estimativa de 61 lançadas por MNOs em 34 países.

“O mercado 5G SA, que é o impulsionador do crescimento do mercado, tem tido dificuldade em encontrar o caminho certo para escalar o mercado drasticamente para cima. Uma nova esperança está sendo promovida com redes 5G-Advanced, interfaces programáveis ​​de aplicativos comuns (APIs), redes não terrestres (NTN), inteligência artificial e aprendizado de máquina (IA/ML) e as mais novas IA generativa e IA agente. As MNOs estão explorando todas essas opções, mas pode ser difícil porque o capital de investimento está indo para data centers de IA e semicondutores que dão suporte à IA. Resta saber se as MNOs podem competir por dólares de investimento”, acrescenta Bolan.

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebook, LinkedIn X

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *