Internacional

Quase 1/4 do faturamento da Cisco advém de serviços

Fabricante reforça estratégia global com a oferta de serviços em áreas estratégicas, como internet de todas as coisas, mobilidade, cloud computing e big data.

 

A área de serviços é uma das maiores unidades de negócios da Cisco, com representação que varia entre 20% e 25% do faturamento global. E a performance deve ser ainda maior nos próximos anos, a medida em que se consolidar a estratégia de fortalecimento da companhia nesta área, com a oferta de serviços ligados à tecnologias estratégicas, como cloud computing, internet das coisas, big data e segurança da informação.

Cisco anuncia estratégia de Big Data

Com operações nas áreas de hardware, software e serviços, a Cisco segue a tendência de mercado se especializando na oferta de software e serviços. Segundo a Frost & Sullivan, este já é um padrão nos países de maior consumo tecnológico e tende a se consolidar também nas regiões em desenvolvimento.

“No futuro, os departamentos de TI não serão responsáveis pela gestão de ativos e hardware, mas entregarão serviços e soluções para as demais unidades corporativas”, afirma Jayme Faria, diretor de consultoria LATM da Frost & Sullivan.

Um estudo elaborado pela Frost & Sulivan, encomendado pela Cisco, identificou que mais da metade dos investimentos em TI na América Latina se destina a hardware, enquanto que em regiões mais desenvolvidas, 30% é destinado a plataformas de software flexíveis e eficientes baseadas na nuvem, que permitem reduzir custos e riscos.

“O mais revelador diante deste panorama é que 98% dos líderes de empresas entrevistados disseram que contrataram ou contratarão serviços de um especialista para implementar sua estratégia de TI na nuvem, o que demonstra o impacto positivo de um consultor externo como a Cisco na hora de mitigar as perdas e obter maior efetividade ao implementar tendências tecnológicas”, destaca Faria.

Baseado nessa tendência global, a Cisco está reforçando sua estratégia de serviços principalmente nos países latinoamericanos. “Temos mais de 500 engenheiros na região, que estão dedicados aos vários segmentos, arquiteturas e produtos da Cisco e de terceiros”, citou Wenceslao Lada, VP de vendas de serviços da Cisco Latin America.

Ele explicou que a área de serviços da Cisco desenvolveu competências para atuar no planejamento, construção e operação dos projetos de TIC (tecnologia da informação e comunicação). A área de planejamento faz consultoria;  o passo seguinte acompanha o cliente em nível de evolução da infraestrutura; e a área de construção valida e implementa os projetos. “Ao final, também temos os serviços de operação que suportam as soluções da Cisco e de terceiros”, explicou Lada.

Ele comprova a competência da Cisco na área de serviços com números: “temos 28 anos no mercado de networking; 50 milhões de devices instalados; 6 milhões de interações anuais com clientes; e mais de 90 milhões de documentos técnicos”, termina.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.