Os benefícios potenciais que o Big Data pode trazer para as empresas englobam diferentes áreas e processos.
Dois séculos depois da Revolução Industrial, o mundo começa a viver um novo ciclo: a Revolução Informacional. Essa revolução nos promete uma grande mudança, da automação da produção e do consumo de bens de informação, e o Big Data é apenas o elemento mais aparente dessa enorme revolução.
Os benefícios potenciais que o Big Data pode trazer para as empresas englobam diferentes áreas e processos, mas são indiscutíveis. Confira abaixo quatro grandes motivos para investir em tirar proveito do Big Data na sua loja virtual:
Automação – O volume de informações disponíveis hoje permite a automação de diferentes processos dentro de uma loja virtual, como o preenchimento de cadastro dos usuários, o enriquecimento de dados ou mesmo a configuração de preços. A automação reduz a fricção nos processos de cadastro e compra, aumentando as vendas.
Conhecimento do usuário: Todo e-commerce possui uma enorme riqueza de informações: termos e produtos que foram pesquisados ou visualizados, logs de navegação dos usuários, compras abandonadas ou efetivadas, e outras. Ao mesmo tempo, as interações sociais – posts, tweets, check-ins – representam mais de 80% dos dados que trafegam on-line. As ferramentas de manipulação de Big Data permitem a combinação dessas informações internas e externas permitindo as empresas entender melhor seus clientes (atuais e potenciais) e criar ações publicitárias e de relacionamento mais efetivas, que se traduzem em mais vendas e maiores lucros.
Conhecimento do mercado: Do outro lado da moeda, a riqueza de dados disponíveis permite que qualquer empresa conheça seus concorrentes nos mais mínimos detalhes, dos preços praticados às promoções sendo realizadas, facilitando o planejamento estratégico e a realização de ações focadas nos pontos fracos da competição, bem como entender as estratégias mais bem sucedidas no mercado.
Inovação: Uma pesquisa da Edgell Knowledge Network sobre a percepção do Big Data entre os executivos do varejo norte-americano apontou que apenas três em cada dez lojistas já executou ou está para executar algum projeto de Big Data. Isso significa que soluções dessa natureza ainda são inovadoras, e podem representar uma vantagem competitiva para o e-commerce.
*Thoran Rodrigues é CEO da BigData Corp., empresa especializada em soluções de Big Data