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Realidade Aumentada: impacto no setor de telecom no Brasil

O mercado de telecomunicações pode se beneficiar com a inclusão da realidade aumentada (RA). Profissionais de telecom lidam diariamente e diretamente com infraestruturas complexas e que, com o auxílio de ferramentas de RA, eles podem obter uma visualização mais detalhada do trabalho de manutenção a ser executado na rede, ou até mesmo com instruções importantes na hora de construir uma rede nova.

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Em ambientes urbanos e densos, onde a visibilidade física pode ser limitada pelo volume de cabos no poste ou a arborização da cidade, a tecnologia acaba sendo mais relevante. “Além disso, não apenas aumenta a eficiência, reduzindo o tempo necessário para concluir tarefas, mas também melhora a precisão, reduz a probabilidade de erros e auxilia na otimização da rede”, afirma Carina Bittencourt, CEO da Fibracem, fabricante de soluções para o setor.

Ainda segundo ela, a RA aliada a Inteligência Artificial pode ser aplicada em inúmeros setores considerados “áreas-chave” dentro das empresas brasileiras, que podem contribuir de maneira significativa para um upgrade do setor industrial, por exemplo. Áreas de P&D podem ser impactadas fortemente graças à capacidade da tecnologia em aprimorar todo o processo de desenvolvimento de novos produtos, que vai desde o levantamento da ideia, até os primeiros testes operacionais da solução. Ela acredita, ainda, que isso ajuda a reduzir tanto os custos, quanto o tempo para a construção de uma solução extremamente eficaz.

Contudo, o uso e as vantagens da RA não devem se limitar apenas ao trabalho das indústrias e dos profissionais técnicos, mas também podem se estender aos clientes finais, àqueles que consomem – de fato – o serviço de internet. “Setores de atendimento ao cliente podem usar a ferramenta para ajudar os clientes de uma forma mais interativa. Por meio de aplicativos de RA, os consumidores podem apontar a câmera de seus celulares, por exemplo, para o modem ou outros dispositivos e receber instruções visuais sobre a resolução de problemas, como reiniciar um dispositivo ou instalar novos serviços”, conclui Carina Bitencourt.

 

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