Base de clientes pré-pago caiu mais de 6%, com migração para pós-pago.
A Telefônica Brasil encerrou o quatro trimestre do ano passado com receita operacional líquida de R$ 34,7 bilhões, 2,4% mais que em 2012. Em relação ao trimestre anterior, o crescimento foi de 5,1%, um aumento de R$ 9,1 bilhões.
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O EBITDA chegou a R$ 2,8 bilhões, com margem de 31,2%, ou seja, 3,6% superior ao terceiro Já o lucro líquido do último trimestre de 2013 teve uma variação de 62% em ao anterior, e chegou a R$ 1,2 bilhão.
A receita de dados e SVAs (Serviços de Valor Adicionado) foram responsáveis por 32,4% da receita líquida de serviços móveis, e o saldo de 21,8% positivo aconteceu com o aumento das vendas de smartphones e de pacotes de dados. No acumulado do ano, a receita de aparelho móvel registrou aumento de 36,4%, como reflexo de um patamar de adesão a dispositivos com acesso à internet. As receitas de SVAs aumentaram 33,2% em comparação ao mesmo período de 2012 e 29,2% no acumulado de 2013, por causa do aumento de vendas de serviços da plataforma de educação, segurança online, música e nuvem.
A empresa investiu R$ 6,0 bilhões em 2013, principalmente em cobertura 4G e de fibra óptica. Em banda larga móvel de quarta geração, a companhia encerrou o trimestre com participação de 41,1% e chegou a 1 milhão de clientes em fevereiro. A receita de internet móvel avançou 35,1% na comparação anual. “Nosso foco tem sido investir na qualidade das redes e na oferta de serviços inovadores, pois isto nos diferencia frente ao forte crescimento do tráfego de dados e nos aproxima ainda mais do objetivo de sermos uma telco digital”, analisa Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica Brasil.
Serviços fixo e móvel
A empresa atingiu 92,6 milhões de acessos e 77,2 milhões vieram do segmento móvel. Os negócios fixo e de TV por assinatura também tiveram saldo positivo. Nos acessos à TV paga, por exemplo, a assinatura cresceu 8,9%, chegando a 641 mil assinantes no ano.
No negócio móvel, os acessos aumentaram 1,5% em relação ao ano anterior, e a participação da Telefônica no mercado subiu para 28,5%. No final do ano, a base de pós-pago cresceu em 26% e o número de adições líquidas em 60%, no trimestre – e a companhia encerrou o ano com 39,8% de market share no segmento.
No mercado de placas de dados, a companhia registrou 50,8% de participação e avançou 3,5% em relação a 2012. Esse desempenho refletiu no mix de clientes e na receita móvel. Com crescimento de 26%, a base de acessos pós-pagos no quarto trimestre já representava 30,7% do total. Já a receita apresentou elevação de 6,1% no acumulado do ano, comparada a 2012. Segundo a companhia, a adoção de critérios restritivos de desconexão e a migração de clientes pré-pagos para planos pós levou a redução anual de 6,6% da base de pré-pago, entretanto, houve aumento de recargas, e o volume financeiro cresceu 5,8% no ano.
Em M2M (Máquina a Máquina), o número de acessos chegou a 2,4 milhões de clientes em dezembro, aumento de 14,1% se comparado ao trimestre anterior; no negócio fixo, a companhia chegou a 15,3 milhões de acessos no final do ano, 2,2% mais que 2012.
Em 2013, o aumento nos acessos de voz fixa foi de 1%, chegando a 10,8 milhões em dezembro. No segmento corporativo, o aumento foi de 3,7% no ano; e no residencial houve crescimento nas vendas de soluções ‘fixed wireless’, e a base de clientes chegou a 484 mil acessos, 52% mais que o ano anterior.
Banda larga fixa
Os acessos em banda larga fixa chegaram a 3,9 milhões em dezembro, crescimento de 5,1% em relação ao ano anterior. Ao final de 2013, 1,9 milhão de residências já estavam aptas à conexão por fibra óptica, e a base de acessos atingiu 204 mil, uma evolução de 19,4% em relação ao 3º trimestre.