Foram 83 milhões de itens vendidos na plataforma e US$ 7,3 bilhões em volume transacionado.
O MercadoLivre apresenta os resultados consolidados de 2013 e do quarto trimestre do ano. A receita líquida em dólares do ano de 2013 atingiu US$ 472,6 milhões, o que representou um crescimento de 26% comparando com 2012. O volume financeiro transacionado na plataforma durante o ano de 2013 atingiu US$ 7,3 bilhões, totalizando um crescimento de 28% em comparação com 2012.
“O ano de 2013 foi um ano excelente para a empresa, trabalhamos continuamente em melhorar a experiência de compra e venda dos nossos milhões de usuários e desenvolvemos mudanças substanciais na plataforma, especialmente em MercadoEnvios e MercadoPago”, diz Marcos Galperin, presidente e CEO do MercadoLibre, Inc.
Alguns destaques de 2013 foram as transações na plataforma através de dispositivos móveis, com 12% do volume de dinheiro transacionado a partir de smartphones. Também chamou atenção a evolução da área de negócios MercadoEnvios, lançada em janeiro de 2013, que encerrou o ano com a marca de um milhão de encomendas entregues em todo o Brasil, alcançando mais de 90 mil usuários ativos. Outro importante lançamento da companhia no ano passado foi a criação do fundo MercadoLibre Commerce Fund, que destina um total de US$ 10 milhões para o financiamento de start-ups que utilizem o potencial da plataforma do MercadoLivre a partir das APIs. Por fim, o lançamento das Lojas Oficiais, uma área do MercadoLivre.com dedicada a grandes lojistas multimarcas e de marcas próprias.
“Sabemos que temos desafios muito agressivos na América Latina e estamos confiantes que vamos continuar crescendo em 2014. Será um ano que, entre outros objetivos, continuaremos o trabalho focado em atrair grandes marcas e varejistas para vender no site MercadoLivre”, conclui Galperin.
Resultados quarto trimestre de 2013
Além dos números do fechamento de 2013, também foi apresentado o resultado financeiro consolidado do quarto trimestre, terminado em 31 de dezembro de 2013. Impulsionado pelas vendas de Natal, a receita líquida para o período foi de US$ 134,6 milhões, o que representa um crescimento trimestral, ano contra ano, de 49,7% em moeda local e 29,8% em dólares.
O volume financeiro transacionado na plataforma entre outubro e dezembro de 2013 atingiu US$ 2,1 bilhões, um crescimento de 29,9% em comparação com o mesmo trimestre de 2012. Foram comercializados 22,8 milhões de itens no período, um crescimento de 20,1% em comparação com o mesmo período de 2012.
O número de usuários da plataforma MercadoLivre chegou a 99,5 milhões – o total dos treze países onde a empresa opera (Argentina, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Chile, Equador, Peru, Costa Rica, República Dominicana, Panamá e Portugal). Um crescimento de 22,1% quando comparado com o mesmo trimestre de 2012.