CRM continua maior mercado, com US$ 3,8 bi.
As receitas globais de software como serviço (SaaS) devem atingir US$ 12,1 bilhões em 2011, aumento de 20,7% comparada a receita de US$ 10 bilhões atingida em 2010, segundo a empresa de pesquisas Gartner. O SaaS deve experimentar um crescimento saudável até 2015, quando a receita projetada em todo o mundo deve alcançar US$ 21,3 bilhões.
A Gartner define SaaS como software possuído, entregue e gerenciado remotamente por um ou mais fornecedores. O provedor oferece um aplicativo com base em um único conjunto de códigos comuns e definições de dados, que é consumido por todos os clientes contratados a qualquer momento em um plano do tipo “pague para usar”, ou como assinatura sob demanda.
“Depois de mais de uma década de uso, a adoção de SaaS continua a crescer e evoluir dentro dos mercados de aplicativos corporativos”, diz Tom Eid, vice-presidente de pesquisas do Gartner. “Conforme orçamentos mais apertados pedem por alternativas, a popularidade e a familiaridade com os modelos aumenta, e o interesse em plataforma como serviço (PaaS) e cloud computing cresce.”
“As preocupações iniciais com segurança, tempo de resposta e disponibilidade de serviços diminuíram para muitas organizações conforme os negócios e modelos de computação em SaaS tem amadurecido e a adoção tornou-se generalizada”, diz Eid. “Os ecossistemas de uso e venda sob demanda continuam evoluindo para proporcionar negócios adicionais e serviços de tecnologia, mais funcionalidades verticais específicas, e comunidades mais fortes de parceiros e compradores.”
Durante os últimos dois anos, o burburinho da indústria em torno do SaaS e outros modelos migrou para a computação em nuvem. Cloud computing é um conceito amplo, do qual o SaaS é apenas uma variação, e que representa a camada aplicada da arquitetura da nuvem. No entanto, o SaaS tem sido um indicador do conceito de cloud. A Gartner estima que 75% da entrega atual de SaaS, medida pela receita, pode ser considerada como serviço em nuvem, e essa proporção pode ultrapassar 90% em 2015, conforme o modelo SaaS amadurece e converge com os de serviços em nuvem.
Sistemas de gestão de relacionamento com clientes (CRM) continuam a ser os maiores mercados de SaaS. A receita neste mercado específico pode atingir US$ 3,8 bilhões em 2011, acima dos US$ 3,2 bilhões em 2010. A Gartner espera que o SaaS represente 32% das receitas do mercado total de software de CRM em 2011.
“O cenário de mercado para CRM sob demanda continua a evoluir e amadurecer conforme a disponibilidade e o uso de soluções SaaS se torna generalizado”, diz Eid. “Maior concorrência no mercado e maior atenção aos mega vendedores reforçam a legitimidade das soluções sob demanda, mitigando objeções iniciais sobre segurança e disponibilidade para muitos, com a aceitação do SaaS como um modelo viável para os crescentes serviços de computação empresarial.”
As receitas de SaaS relativas a capacidade, comunicações e mercado de colaboração (CCC) está a caminho de ultrapassar US$ 3,3 bilhões em 2011, acima dos US$ 2,8 bilhões de 2010. O mercado CCC continua a mostrar a maior disparidade de geração de receitas de SaaS, representando apenas 5% do gerenciamento de conteúdo empresarial (ECM) em 2010, mas aproximadamente 83% de webconferência.
A proporção de receita com ERP atribuída ao SaaS ainda é de um dígito, ou cerca de 7% do mercado global. Ofertas de ERP por SaaS contribuíram com aproximadamente US$ 1,5 bilhão para o mercado de SaaS em 2010, e no fim de 2011 o Gartner espera que esta proporção aumente para US$ 1,7 bilhão.
A penetração de SaaS nas vendas de ERP varia muito entre os subsegmentos, sendo que em gestão de capital humano (HCM) é a maior (em termos de adoção e crescimento da receita). Gestão de ativos (EAM) e manufatura são relativamente pouco afetados pelo SaaS.