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Rede de Hospitais São Camilo usa BI para planejamento estratégico

A solução permite aos gestores acompanhamento online e gerenciamento das metas, indicadores, processos, planos de ação e projetos.

O Business Intelligence permite às instituições de saúde reunir em uma única plataforma todas as informações das diversas unidades de apoio da instituição hospitalar, possibilitando o monitoramento e comparação do desempenho da instituição com outras referências no mercado, gerando mais competitividade e facilidade na tomada de decisões.

Dentro desse contexto, visando consolidar, padronizar e disponibilizar indicadores de desempenho, qualidade e processos, a Rede de Hospitais São Camilo implementou uma plataforma de BI da MicroStrategy. O resultado foi um ganho em confiabilidade das informações, que passaram a ser distribuídas e acompanhadas online pelos gestores de todos os níveis de operação.

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é formada por três unidades localizadas nos bairros paulistanos da Pompeia, Santana e Ipiranga, com capacidade para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade. As três unidades contam com 620 leitos e um quadro clínico de aproximadamente seis mil médicos, que prestam atendimento a mais de três milhões de pacientes por ano.

Segundo Alexandre Oliveira Menezes, gerente de TI corporativo do Hospital São Camilo, a aplicação de BI foi desenvolvida especificamente para atender às necessidades do Balanced Scorecard (BSC), possibilitando à instituição hospitalar a criação de uma cultura de gestão estratégica, capaz de gerar alinhamento, foco e facilitar a execução de um planejamento participativo. Anteriormente à implementação, as informações gerenciais não eram consolidadas e estavam disponíveis em planilhas, com redundância e dados divergentes.

“As informações tornaram-se qualitativas e passaram a ser disponibilizadas de maneira mais ágil. Por meio de indicadores estratégicos, conseguimos acompanhar todas as metas e objetivos em tempo real. Com isso é possível adotar, quando necessário, planos de ação para correção de desvios, por exemplo”, ressalta Menezes.

Um portal centraliza todos os dados estatísticos, indicadores e, principalmente, a aplicação de BSC. Essas informações são disponibilizadas a todas as áreas dos hospitais pertencentes à Rede São Camilo. As lideranças tanto dos departamentos administrativos como da área assistencial, incluindo desde o superintendente  até supervisores ou encarregados, têm acesso a essas informações.  O tamanho do banco de dados da instituição é de aproximadamente 600 GB.

A solução de Business Intelligence da MicroStrategy é utilizada desde 2000 em conjunto com o MV Portal, que é um portal de informações gerenciais e consolidadas que disponibiliza conteúdos via web, gerados pelo ERP MV2000, ferramenta de gestão desenvolvida pela MV Sistemas. A Rede São Camilo também utiliza o MicroStrategy Architect  para  desenvolver e agregar ao Portal dados de outros sistemas, como por exemplo, o da área de recursos humanos, que não  é gerenciado pelo ERP da  MV.

Em relação aos planos futuros, diante dos resultados positivos, a ideia é continuar estendendo a aplicação do BI dentro da instituição. O próximo passo será atender a demanda da área médica por indicadores clínicos. “Já iniciamos um projeto piloto e o resultado foi recebido com entusiasmo pelo corpo clínico. Também temos como objetivo um projeto de geração de indicadores na área da qualidade, devido às certificações nacionais e internacionais que a Rede possui, como por exemplo, ONA (Organização Nacional de Acreditação), Acreditação Canadense e agora a Joint Commission”, explica o executivo.

 

 

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