Nove em cada dez tomadores de decisões revelaram preocupações com a proteção wireless deficiente.
As redes wireless são o elemento mais vulnerável da infraestrutura de TI, de acordo com uma nova pesquisa da Fortinet, realizada com os chamados tomadores de decisões da área de tecnologia da informação. Quase metade (49%) dos entrevistados classifica as redes sem fio como sendo o ponto de maior exposição na segurança, em contraste com apenas 29% que citam a infraestrutura central da rede como aspecto principal de preocupação.
O estudo mostrou também que a segurança sem fio deficiente é uma preocupação para a quase todos (92%) os CIOs entrevistados – o que faz sentido, dado que mais de um terço das redes sem fio corporativas para funcionários internos não tem a função de autenticação de segurança básica em vigor.
Os resultados fazem parte de uma pesquisa independente com mais de 1.490 tomadores de decisões de TI em organizações com mais de 250 trabalhadores espalhadas pelo mundo. Todos os entrevistados foram ouvidos a partir do painel on-line da empresa de pesquisa de mercado independente, a Lightspeed GMI.
“Os resultados da pesquisa indicam que, apesar do crescimento nas estratégias de mobilidade, a segurança wireless não tem sido uma prioridade para as empresas”, afirma John Maddison, vice-presidente de marketing de produtos da Fortinet. “Como os ataques persistentes avançados estão cada vez mais direcionados a múltiplos pontos de entrada e a nuvem tem se tornado cada vez mais predominante, as organizações não devem se descuidar.”
Seis regras para reagir às ameaças digitais, segundo o Gartner
“É muito positivo ver que líderes de TI começam a reconhecer o papel que a segurança sem fio representa na proteção de seus ativos críticos de negócios, sendo que ainda há muito a ser feito”, diz Maddison. “Assim como a TI se esforça para equilibrar a necessidade de uma forte segurança de rede com conectividade onipresente, o wireless deve ser considerado como parte de uma estratégia de segurança holística para garantir a proteção ampla e consistente aos usuários e dispositivos por meio do acesso com e sem fio.”