Filiais ganham facilidade nas comunicações.
Redes sociais corporativas podem facilitar o relacionamento e a comunicação dentro da companhia, principalmente em empresas com filiais espalhadas por localidades distantes. Baseada nessa premissa, o Grupo Confidare, que tem escritórios na cidade angolana de Luanda, conseguem unir colaboradores separados fisicamente com uma rede social corporativa, aumentando o entrosamento e facilitando a comunicação.
Segundo Bruno Rego, diretor do Grupo, a chegada da rede social corporativa facilita a criação de espaços para troca de aprendizados. “A principal função da rede tem sido a promoção deste espaço de aprendizado, de troca de conhecimentos e de boas práticas de gestão. Principalmente quando estamos lidando com culturas diferentes entre dois países”, diz.
A APSA, do ramo imobiliário, decidiu implantar a SuaRede, plataforma de redes sociais corporativas, para acabar com a barreira física entre funcionários espalhados em mais de 25 filiais no Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Recife. Segundo Rogério Quintanilha, gerente geral de estratégia da empresa, um dos objetivos é facilitar a comunicação na empresa.
“Queremos que a informação circule de forma mais transparente, atuando como uma ferramenta da alta direção, mas também dos gestores, na mobilização e integração das equipes”, explica Quintanilha. “Será ainda um fórum para a divulgação de boas práticas, pois queremos que muito do que atualmente fica nos bastidores das áreas se torne público, reconhecido e como exemplo para outros.”
A implantação de uma rede social corporativa em empresas globais promete ser uma tendência para os próximos anos. Rafael Ramos, sócio-diretor da Agência Trii, responsável pela plataforma de rede social corporativa SuaRede, acredita que a adoção deste tipo de ferramenta será prioritária nos próximos meses, principalmente com o lançamento de novas funcionalidades que facilitarão a integração e a convergência de funcionalidades em um único ambiente.
“As empresas estão percebendo os benefícios concretos que a ferramenta proporciona”, explica Ramos. “Em um único ambiente, é possível unir colaboradores e parceiros, aprendendo juntos, trocando experiências e informações sobre seus trabalhos. Estamos atentos a esta demanda e lançamos recentemente a funcionalidade de videoconferência completamente integrada à plataforma”, explica o sócio-diretor.