
As remessas mundiais de tablets registraram crescimento estável de 0,3% ano a ano no quarto trimestre de 2022 (4T22), totalizando 45,7 milhões de unidades, de acordo com dados preliminares do Rastreador Global de dispositivo de computação pessoal, divulgado a cada trimestre pela da International Data Corporation (IDC).
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Ao longo de 2022, o mercado de tablets registrou um declínio de 3,3% ano a ano, encerrando dois anos de crescimento sólido, embora as remessas permaneçam bem acima dos níveis pré-pandêmicos. Enquanto isso, as remessas de Chromebook continuaram a contrair no 4T22, com remessas totalizando 3,6 milhões de unidades, uma queda de 24,3% em relação ao ano anterior. As remessas para o ano inteiro caíram 48% em 2022, após um crescimento impressionante de 180,5% em 2021.
Apple e Samsung continuaram a ser os principais impulsionadores do mercado de tablets. A Apple segue como líder indiscutível nesse espaço e ganhou dez pontos percentuais em market share em relação ao 4T21.
A Apple lançou vários novos produtos no trimestre – os iPad Pros de 11″ e 12,9″ e um iPad de 10,9″ – que foram bem recebidos. ganhos para a Apple no 4T22. A Samsung se beneficiou de esforços contínuos no gerenciamento eficaz de recursos, especialmente para atender a vários projetos na Ásia/Pacífico (excluindo Japão e China) e Europa Ocidental.
Para a Amazon, embora o quarto trimestre seja geralmente o melhor trimestre de remessas, duas vendas no Prime Day no ano e a suavidade geral na demanda levaram a uma redução nas remessas no trimestre. Lenovo e Huawei terminaram o trimestre empatadas estatisticamente* para a quarta posição.
As remessas da Lenovo estão em declínio devido ao fim de vários projetos comerciais. O foco crescente da Huawei na comercialização de tablets de tela grande em sua principal área geográfica mercado rápido, China (RPC), está valendo a pena e eles conseguiram permanecer entre os 5 primeiros, apesar de muitos obstáculos.
Os tablets, que antes eram usados principalmente para entretenimento, ganharam força em diversas aplicações comerciais. Diante de uma desaceleração econômica iminente e saturação do mercado, os fornecedores precisarão se concentrar no segmento comercial para impulsionar as vendas nos próximos anos.
“Atualmente, estamos em meio a mudanças na dinâmica do mercado. Embora a acessibilidade e a simplicidade de uso continuem a ser alguns dos principais impulsionadores da sustentação do mercado, os consumidores também começaram a avaliar a importância de dispositivos com especificações mais altas ao tomar decisões de compra. Como resultado, os fornecedores precisarão se concentrar na evolução de seu portfólio de tablets. Além disso, 2022 viu alguns novos players, como Xiaomi e OPPO, entrarem no mercado, oferecendo aos consumidores uma solução completa conectada entre dispositivos, enriquecendo a experiência do usuário”, disse Anuroopa Nataraj, analista de pesquisa sênior da Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. Ambiente em constante mudança, será necessário que os fornecedores repensem seus portfólios de produtos para atender aos consumidores, educação e empresas em um esforço para impulsionar a demanda.”
Cinco principais empresas de tablets, remessas mundiais, participação de mercado e crescimento ano a ano, quarto trimestre de 2022 (resultados preliminares, visão combinada da empresa apenas para o trimestre atual, remessas em milhões)
Top Five Tablet Companies, Worldwide Shipments, Market Share, and Year-Over-Year Growth, Q4 2022 (Preliminary results, combined company view for the current quarter only, shipments in millions) | |||||
Company | 4Q22 Unit Shipments | 4Q22 Market Share | 4Q21 Unit Shipments | 4Q21 Market Share | Year-Over-Year Growth |
1. Apple | 22.5 | 49.2% | 17.5 | 38.3% | 28.8% |
2. Samsung | 7.7 | 16.8% | 7.2 | 15.8% | 7.1% |
3. Amazon.com | 2.5 | 5.4% | 3.6 | 7.9% | -31.1% |
4. Huawei* | 2.3 | 5.1% | 2.5 | 5.5% | -8.6% |
4. Lenovo* | 2.3 | 5.1% | 4.6 | 10.1% | -49.9% |
Others | 8.4 | 18.4% | 10.2 | 22.4% | -17.3% |
Total | 45.7 | 100.0% | 45.6 | 100.0% | 0.3% |
Fonte: IDC Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker, February 3, 2023 |
Cinco principais empresas de tablets, remessas mundiais, participação de mercado e crescimento, ano civil de 2022 (resultados preliminares, visão combinada da empresa apenas para o trimestre atual, remessas em milhões)
Top Five Tablet Companies, Worldwide Shipments, Market Share, and Growth, Calendar Year 2022 (Preliminary results, combined company view for the current quarter only, shipments in millions) | |||||
Company | 2022 Unit Shipments | 2022 Market Share | 2021 Unit Shipments | 2021 Market Share | Year-Over-Year Growth |
1. Apple | 61.8 | 38.0% | 57.8 | 34.3% | 7.0% |
2. Samsung | 30.3 | 18.6% | 30.6 | 18.2% | -0.8% |
3. Amazon.com | 16.0 | 9.8% | 16.1 | 9.6% | -0.7% |
4. Lenovo | 11.6 | 7.1% | 17.7 | 10.5% | -34.6% |
5. Huawei | 9.1 | 5.6% | 9.8 | 5.8% | -7.0% |
Others | 34.0 | 20.9% | 36.4 | 21.6% | -6.6% |
Total | 162.8 | 100.0% | 168.3 | 100.0% | -3.3% |
Fonte: IDC Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker, February 3, 2023 |
“Embora os chromebooks tenham enfrentado alguns trimestres difíceis, o excesso de estoque de canais que se acumulou está começando a diminuir e pode levar a um crescimento mais normalizado nos próximos trimestres com o retorno da temporada de volta às aulas”, disse Jite.
Top Five Chromebook Companies, Worldwide Shipments, Market Share, and Year-Over-Year Growth, Q4 2022 (Preliminary results, combined company view for the current quarter only, shipments in millions) | |||||
Company | 4Q22 Unit Shipments | 4Q22 Market Share | 4Q21 Unit Shipments | 4Q21 Market Share | Year-Over Year Growth |
1. HP Inc. | 1.0 | 28.5% | 0.5 | 9.9% | 116.7% |
2. Acer Group | 0.7 | 19.9% | 1.3 | 26.6% | -43.4% |
3. Lenovo | 0.5 | 15.1% | 0.7 | 15.1% | -24.6% |
4. Dell Technologies | 0.5 | 13.4% | 1.0 | 20.5% | -50.7% |
5. Samsung | 0.3 | 9.3% | 0.7 | 14.7% | -52.4% |
Others | 0.5 | 14.0% | 0.6 | 13.2% | -19.9% |
Total | 3.6 | 100.0% | 4.7 | 100.0% | -24.3% |
Source: IDC Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker, February 3, 2023 |
Top Five Chromebook Companies, Worldwide Shipments, Market Share, and Year-Over-Year Growth, Q4 2022 (Preliminary results, combined company view for the current quarter only, shipments in millions) | |||||
Company | 4Q22 Unit Shipments | 4Q22 Market Share | 4Q21 Unit Shipments | 4Q21 Market Share | Year-Over Year Growth |
1. HP Inc. | 1.0 | 28.5% | 0.5 | 9.9% | 116.7% |
2. Acer Group | 0.7 | 19.9% | 1.3 | 26.6% | -43.4% |
3. Lenovo | 0.5 | 15.1% | 0.7 | 15.1% | -24.6% |
4. Dell Technologies | 0.5 | 13.4% | 1.0 | 20.5% | -50.7% |
5. Samsung | 0.3 | 9.3% | 0.7 | 14.7% | -52.4% |
Others | 0.5 | 14.0% | 0.6 | 13.2% | -19.9% |
Total | 3.6 | 100.0% | 4.7 | 100.0% | -24.3% |
Source: IDC Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker, February 3, 2023 |
Top Five Chromebook Companies, Worldwide Shipments, Market Share, and Growth, Calendar Year 2022 (Preliminary results, combined company view for the current quarter only, shipments in millions) | |||||
Company | 2022 Unit Shipments | 2022 Market Share | 2021 Unit Shipments | 2021 Market Share | Year-Over Year Growth |
1. Acer Group | 4.2 | 22.0% | 6.4 | 17.3% | -33.8% |
2. Dell Technologies | 4.1 | 21.3% | 5.4 | 14.6% | -24.3% |
3. Lenovo | 3.7 | 19.5% | 8.2 | 22.3% | -54.4% |
4. HP Inc. | 3.5 | 18.4% | 10.2 | 27.8% | -65.6% |
5. ASUS | 1.3 | 6.8% | 1.6 | 4.5% | -20.9% |
Others | 2.3 | 12.0% | 5.0 | 13.5% | -53.8% |
Total | 19.2 | 100.0% | 36.9 | 100.0% | -48.0% |
Source: IDC Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker, February 3, 2023 |
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