Casos de sucesso

Restaurante japonês adota tecnologia para se adaptar ao delivery em São Paulo

Prato servido no delivery do restaurante Jun Sakamoto, na Rua Lisboa (foto: divulgação).

A crise ocasionada pelo novo coronavírus e a necessidade de fechamento temporário está forçando os restaurantes a se reinventarem. Empresas que não utilizavam do delivery passaram a pensar nele como alternativa para atender seus clientes durante o período de isolamento social. O chef Jun Sakamoto, por exemplo, adaptou dois de seus três restaurantes em São Paulo para este modelo.

Visa registra crescimento recorde dos pagamentos por aproximação

O J1 Sakamoto, no Shopping Villa Lobos, está operando pelo aplicativo Rappi e o Jun Sakamoto, que fica na Rua Lisboa, preparou um delivery especial. “Eu e meu assistente preparamos os pratos e levo pessoalmente aos clientes. Sushis e sashimis são servidos em louças de cerâmicas, depois eu mesmo vou buscá-las”, comenta. Já o Junji Sakamoto, unidade do Shopping Iguatemi, está fechado por decreto do governo do Estado.  

Jun responde que a tecnologia foi fundamental para esta mudança radical sem que perdesse a qualidade. Como não teve tempo de fazer um projeto e nem para desenvolver as plataformas próprias, o empresário recorreu a parceiros para adequar seus serviços. Com uma ferramenta de Gestão Empresarial, o ERP EVEREST, ele conseguiu montar um novo cardápio, calcular os preços dos insumos, localizar fornecedores que estivessem abertos e assim chegar a um valor final justo. 

“Eu consigo controlar todas as minhas operações, os custos, diminuir desperdícios, acompanhar as compras, evitar ter compras irregulares e até controlar o padrão dos pratos através das ordens de produções”, comenta Jun Sakamoto. 

Eduardo Ferreira, diretor comercial da ACOM Sistemas, empresa responsável pelo sistema ERP, explica que a ferramenta integra as informações mais importantes, fornecendo relatórios gerenciais do restaurante sobre faturamento, ticket médio, produtos mais vendidos, margem de lucro, entre outros recursos que servem de embasamento para tomadas de decisões estratégicas, como promoções, ações comerciais e de marketing, expansão, precificação, investimentos, etc.  

Integração com WhatsApp 

Já para a busca do cliente final, vale tudo, principalmente a divulgação nas redes sociais. Outra ferramenta que os estabelecimentos têm utilizado é a GoomerGo, um aplicativo recém criado que conecta restaurantes e clientes pelo WhatsApp. O GoomerGo é gratuito e sem intermediários para realização de pedidos online. Não cobra nenhuma taxa de pedido ou comissão dos estabelecimentos e não envolve a parte logística. 

Toda a responsabilidade de realizar a entrega e receber o pagamento fica a cargo do próprio restaurante. “Em menos de um mês, mais de 3 mil restaurantes já estão utilizando em todo o Brasil”, conta Álvaro Barbosa, gerente de marketing da Gommer, startup que desenvolveu o aplicativo. 

 

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