Cresce mundialmente a oferta de produtos e serviços por assinatura. Carros, computadores e diversos outros bens podem ser adquiridos por esta modalidade que, segundo a Juniper Research, movimentará US$ 996 bilhões globalmente, até 2028, acima dos US$ 593 bilhões que devem ser apurados em 2024.
CONTEÚDO RELACIONADO – Outsourcing de dispositivos móveis cresce 65% na Simpress
Este crescimento de 68%resultará da proliferação de assinaturas numa gama mais ampla de segmentos, como mobilidade como serviço, caixas físicas de bens e serviços de entrega.
Plataformas de gerenciamento de assinaturas, como Recurly e Zuora, oferecem cada vez mais maneiras de reduzir a rotatividade e oferecer suporte a diversas opções de pagamento, promovendo o crescimento geral.
Plataformas devem priorizar a prevenção de rotatividade
Vários mercados de subscrição passam por mudanças regulamentares. Os EUA estão entre os primeiros a implementar novos regramentos, garantindo um cancelamento fácil com a sua lei “clique para cancelar”. Embora isso aumente a rotatividade, os comerciantes de assinaturas aumentarão seu investimento na retenção de clientes; criando oportunidades para negócios de gerenciamento de assinaturas.
A Juniper Research identificou que, para entrar nesse espaço, as plataformas de gerenciamento de assinaturas precisam de um foco maior em tecnologias de redução de rotatividade, incluindo novas tentativas de cartões inteligentes. Ao empregar recursos de aprendizado de máquina, os comerciantes podem obter uma maior compreensão dos motivos de cancelamento dos consumidores, emitindo proativamente recompensas de fidelidade personalizadas para combater a rotatividade.
A hiperpersonalização melhorará a retenção de clientes
A pesquisa também destaca que a hiperpersonalização pode melhorar significativamente a retenção, especialmente por meio da adaptação de produtos baseada em algoritmos. As duas indústrias que mais avançaram neste espaço, a música digital e o vídeo digital, deverão atingir uma receita combinada de 370 mil milhões de dólares até 2028; facilitado por produtos personalizados como ‘Spotify Wrapped’.
O relatório recomenda que plataformas de gerenciamento de assinaturas invistam em IA para rastreamento de consumidores. Capacidades aprimoradas de percepção de dados ajudarão significativamente a manter o relacionamento com os clientes; permitindo estratégias de marketing otimizadas.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).