Segundo reportagem do Correio da Bahia, quase 60 mil domicílios da capital baiana deixaram de contar com o serviço de telefonia fixa nos últimos dois anos.
A migração dos usuários está ocorrendo para os serviços de telefonia móvel. Mensalmente, 2.392 pessoas pedem cancelamento da linha, em Salvador.
A reportagem aponta que até para quem liga pela internet para telefone fixo ou celular, o custo do VoIP é mais vantajoso. “O consumidor precisa comprar créditos, mas mesmo assim, a tarifa ainda é mais barata”, diz Estela Guerrini, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Outra dica apontada pela advogada para ajudar a reduzir a conta de telefone é a escolha do plano adequado. “É importante que o consumidor conheça seu perfil e opte por um plano que se encaixe no orçamento”, afirma. Ela aconselha o usuário a pesquisar nas últimas faturas de telefone quais os serviços mais utilizados e a escolher um pacote que priorize a oferta desses serviços, evitando pagar pelo que não usa.