
O Santander Brasil acelerou a implementação ou alteração de novas estratégias de empréstimos com uma plataforma de decisão mais integrada e ao aproveitar os dados não estruturados. A redução do tempo pela metade nesse processo foi possível após a adoção do FICO Decision Management Suite, que reduziu a carga de trabalho do grupo de TI e permitiu a independência dos usuários corporativos na hora de promover estratégias de análise, uma redução de 60% nesta dependência.
Fico Fórum: SulAmérica economiza R$ 286,4 mi em quatro anos com projeto de análise de dados
Francisco Munoz, diretor associado de Enterprise Risk Management do Santander, explica que o banco iniciou uma jornada rumo a uma plataforma de decisão mais integrada para se adaptar mais rapidamente ao mercado. Junto a isso, conseguiu adotar novas tecnologias de análise de dados, como o Python.
Ele diz que era preciso melhorar o tempo de comercialização de novas estratégias para responder rapidamente às mudanças do mercado. “Nossa antiga estrutura de 28 mecanismos de decisão, todos implementados em tecnologia de mainframe, não poderia fornecer a flexibilidade e a velocidade que precisávamos”, afirma.
Após uma análise de mercado, o Santander escolheu o Decision Management Suite para extrair e transformar os dados brutos do data lake e fornecer recursos para a decisão em tempo real, A plataforma foi escolhida devido à sua flexibilidade e capacidade robusta de suporte à transformação digital do banco.
A solução da FICO é conectada diretamente ao Big Data do banco e é capaz de acessar rapidamente novos tipos de dados e fornecê-los ao processo de decisão de risco do banco. Outros benefícios do projeto foram a redução em 80% nos custos de desenvolvimento de projetos e de 70% em incidentes com riscos operacionais.