Consultoria afirma que conceito não se limita a data centers e redes de telecom e alerta para a necessidade de treinamento dos engenheiros de rede.
O Software Defined Network (SDN) está causando certo “furor” na área de data center, apesar de ser relativamente prematuro apontá-lo como a nova onda de investimentos corporativos.
Cisco propõe nova arquitetura no ambiente SDN
Participe do Encontro IPNews – SDN, em São Paulo
Na pesquisa “Ending The Confusion Around Software Defined Networking (SDN): A Taxonomy”, Joe Skorupa, vice-presidente e analista do Gartner, explica que SDN não é apenas limitada a centros de dados e redes de provedores de serviços. Skorupa respondeu a algumas perguntas sobre estado atual da SDN e como ele irá evoluir, em entrevista publicada pelo próprio Gartner.
O que é Software Defined Networking?
R: Na arquitetura SDN, o controle e o planejamento de dados são dissociados; a inteligência da rede é centralizada, e a infraestrutura subjacente é captada a partir de aplicações e recursos de rede. SDN é uma nova abordagem para a concepção, construção e operação de redes, que suporta a agilidade dos negócios. SDN traz para as redes um grau de agilidade semelhante ao provocado pelo efeito de abstração, virtualização e orquestração na infraestrutura de servidores.
Além disso, a programação e a automação possibilitam o controle externo de redes altamente escaláveis, flexíveis e facilmente adaptadas às mudanças das necessidades de negócios.
Uma grande atenção tem sido dirigida ao SDN em redes de data centers e de provedores de serviços, mas o conceito também se aplica a redes de campi e a WANs corporativas. A aplicabilidade e os benefícios variam de acordo com cada uso.
Quais são os modelos de implantação de SDN?
R – Três abordagens de implantação são possíveis – baseadas em redes comutadas, sobreposição e híbrido. Para implantações “greenfield”, especialmente quando o custo da infraestrutura física e opções de vários fornecedores são relevantes, um modelo baseado em chave será comum. A maior limitação dessa abordagem atualmente é o fato de ela não aproveitar equipamentos de rede L2/3 existentes.
Quando a implantação é feita através de uma rede IP já existente, ou quando a responsabilidade pelo ambiente SDN é atribuída à equipe de virtualização de servidores, uma abordagem baseada em sobreposição de túnel pode ser apropriada. Com esta abordagem, os endpoints SDN são dispositivos virtuais que fazem parte do ambiente hypervisor. As maiores limitações desta abordagem é que ela não contempla a sobrecarga de gerenciamento da infraestrutura subjacente.
A terceira abordagem combina os dois primeiros em uma implantação híbrida. Isso permite uma migração sem interrupção, e os gateways ligam dispositivos que não têm suporte nativo.
Em quais situações SDN pode ser aproveitado?
R – Em um contexto de data center, SDN é um componente relevante. Ele fornece a conectividade programável necessária para ligar a rede a outros componentes dentro do centro de dados, fornecendo um sistema mais integrado e funcional. Por exemplo, um aplicativo de provisionamento pode especificar que uma instância da aplicação de CRM deve ter certos serviços prestados em uma sequência específica e garantir que o tráfego flui através dos dispositivos apropriados e na sequência correta.
No ambiente de telecomunicações, SDN pode ser aproveitado para fornecer um plano de controle comum entre vários fornecedores de equipamentos, incluindo SGSN/GGSN, PE roteador, controlador de borda de sessão, roteador de core e nós de transporte óptico/WDM, para a construção de uma rede ágil, multi-tenant, que é uma plataforma de serviços de valor agregado.
Possíveis ofertas de serviços podem incluir largura de banda flexível sob demanda e multi-casting. SDN promete uma integração mais fácil com OSS/BSS, para aumentar a agilidade no atendimento, reduzindo o CAPEX e OPEX .
Como posso avaliar se SDN é adequado para a minha organização?
Comece a explorar os potenciais benefícios e riscos que SDN vai trazer para a sua organização. Mas cuidado com uma abordagem baseada em rótulos e buzzwords. Esteja ciente de que SDN tem impactos significativos sobre segurança. Sua estratégia nesta área deve evoluir junto com o projeto de SDN para incorporar novas necessidades e oportunidades trazidos pela tecnologia.
Se seu foco inicial for a rede de data centers, certifique-se de envolver as equipes de servidores, virtualização, segurança e armazenamento na discussão para garantir uma abordagem única e adequada.
A adoção de SDN exige um novo modo de pensar que pode ameaçar os engenheiros de rede. Identificar os membros de sua equipe com as habilidades e visão para liderar o processo de avaliação é outra questão emergencial.