Com orientações detalhadas, material ensina como se preparar para obter bons resultados no evento que antecede o Natal.
Para ajudar os lojistas a incrementarem as vendas na Black Friday, que neste ano será realizada no dia 28 de novembro, o Sebrae-SP lançou a cartilha VM Black Fryday.
Com explicações detalhadas, a cartilha ensina ao empresário como definir a faixa de desconto que será oferecida para cada cadeia de produtos, a divulgar o evento pela loja virtual e física, como compor a vitrine e também traz dicas para liquidar o estoque na data.
“Planejar a participação na Black Friday é fundamental. Este é um momento importante para manter e conquistar novos clientes”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Ação agregadora de ofertas que funciona como uma espécie de termômetro para as vendas de final de ano, a Black Friday está em franco crescimento no país. Na edição de 2013, o evento movimentou R$ 424 milhões no Brasil. A expectativa é que este número seja superado neste ano. Nas análises da Clear Sale/Busca Descontos, a região Sudeste concentrou 68% das vendas, seguida da Sul e Nordeste (ambas com 12%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%).
Dicas para o lojista participar da Black Friday
1 – Defina se a participação será virtual, no ponto físico ou em ambos;
2 – Jamais crie falsas promoções ou conceda descontos irrisórios;
3 – Capriche na comunicação da vitrine: é mais fácil vender o que está exposto;
4 – Aproveite para ampliar sua base de clientes e desenvolva um cartão de fidelidade;
5 – Use cores mais vibrantes no interior da loja: elas transmitem ação e alegria;
6 – Utilize as redes sociais para vender mais;
7 – O processo de checagem das compras virtuais deve ser o mais rápido e eficiente possível;
8 – Não se esqueça de que a Black Friday é a promoção de apenas UM dia.
Quem quiser pode acessar a cartilha pelo link http://sebr.ae/sp/vm_bfriday2014, basta inserir o CNPJ.