Processos de infraestrutura se agilizam.
O SENAI de Santa Catarina implanta o Cisco Unified Computing System – UCS para ampliar o parque de servidores da instituição e atender às crescentes demandas de TI na educação profissional. A solução deve conferir qualidade e agilidade aos processos. Com o novo sistema, as empresas estimam que as 35 unidades do estado, seus cerca de 3 mil colaboradores e 100 mil estudantes matriculados anualmente, tanto presencial, quanto à distância, serão suportados de forma mais confiável e segura.
De acordo com a fornecedora, a solução adotada realiza o rápido provisionamento de serviços, possibilitado pelos recursos do UCS, como a integração entre os ambientes de rede local (LAN) e armazenamento de dados (SAN), que reduzem a complexidade no ambiente de datacenter. De acordo com Paulo Alberto Violada, coordenador de TI da instituição, o tempo de provisionamento de serviços será reduzido de oito para uma hora, além de possibilitar a execução de manutenções preventivas no horário comercial, sem interrupção ou degradação da qualidade dos serviços.
A solução adotada trouxe outros ganhos, como o aumento da velocidade de comunicação no datacenter, integração do UCS e a plataforma Nexus 5000, além da facilidade e simplicidade de crescer o ambiente computacional e redução no consumo de energia elétrica, estimada em 18%. “Agora estamos preparados para entrar na era do Cloud Computing: 22 servidores físicos serão virtualizados em 3 lâminas do Cisco UCS”.
Mesmo com toda a complexidade inerente à datacenters e a necessidade de que os serviços não parassem, a instalação aconteceu sem interrupções. “Um dos motivos para adoção desta solução foi a capacidade de atacar todos os itens de complexidade com uma solução unificada”, afirma Rafael Silva, gerente de projetos da Teltec, empresa responsável pelo projeto e venda da solução. Segundo Marco Antônio Dociatti, diretor do SENAI/SC, “o principal objetivo é agilizar o atendimento a todos os públicos. As mudanças estão sendo realizadas para oferecer um diferencial de mercado no atendimento de nossos clientes”, finaliza Dociatti.