Estratégias

SEO: empresas aprendem a ser destacar na web

ImageSe sobressair em sites de busca pode ser vital para a boa saúde de uma empresa em um mercado no qual mais de 90% dos internautas acessam buscadores.

Analisar o andamento e os resultados de uma campanha pode garantir resultados mais precisos e realistas com o objetivo da marca, principalmente no mundo digital. A exposição da sua marca na web também tem relação direta com o desempenho de seu produto, visto que hoje mais de 90% dos usuários de internet utilizam sites de busca.

Como aproveitar todas as vantagens que a web pode trazer à empresa foi o assunto discutido no painel ‘Métricas e Business Intelligence para Campanhas Publicitárias em Convergência’, realizado na II Digital Media Conference. O painel contou com apresentações de Leonardo Naressi, gerente de BI da Direct Performance, Thiago Richter Bacchin, diretor geral da Cadastra e Mirko Mayeroff, diretor de Novos Negócios de WEBTraffic.

No encontro, Mayeroff explicou que a gama de lugares nos quais a empresa pode divulgar seu site ou produtos é vasta, indo desde links patrocinados, links orgânicos, redes sociais, entre outros. “Assim, é preciso saber claramente o que se quer com cada ação”, conta o executivo. Para Mayeroff, entender onde estão as melhores oportunidades é obrigatório antes de entrar na web. “Isso parece simples, mas a maioria das empresas vai pelo glamour, o que não adianta nada, ainda mais sem métricas”.

Por exemplo, um site só ganha destaque nos resultados orgânicos se for muito bem trabalhado. “Aí está a importância do SEO (Search Engine Optimization). Link patrocinado também é uma estratégia importante, mas o número de cliques nos resultados naturais é muito maior do que nos patrocinados”, explica Mayeroff. Bacchin, diretor geral da Cadastra, compartilha a opinião: “para mim, o SEO é o que dá o melhor ROI entre todas as iniciativas que a empresa pode ter”, afirma.

Bacchin explica que entre os principais erros que a empresa pode cometer é não ter conhecimento em Search Marketing, basear seu plano de mídia em CPM e não em performance, pensar em SEO somente depois que o site ficar pronto, não ter metas claras de ROI para cada projeto, não medir de forma eficiente o SEM (Search Engine Marketing), usar soluções de e-commerce engessadas, e fazer SEO ou link patrocinado in house.

O executivo explica que hoje os sites das empresas têm três clientes: o cliente interno, o cliente externo e os sites de busca. “Mas, se o seu site não foi desenvolvido atendendo a uma série de regras básicas, não adianta, ele não aparece em sites de busca. Por isso, para a empresa se sobressair, é fundamental pensar nesse terceiro cliente”, afirma Bacchin.

Nesse contexto, o executivo dá algumas dicas que garantem o destaque de um site. “Reserve uma verba fixa para SEO, pois são raros os casos em que um serviço pontual irá manter um site bem posicionado; o SEO tem que ser incorporado por toda a empresa, deve fazer parte integral de suas atividades de marketing no dia-a-dia; a empresa também não deve construir seus sites em empresas que não permitam alterar o código fonte de suas páginas”.

Inteligência na web

As métricas também são fundamentais para analisar o desempenho de seu site ou campanha na internet. Mas, muito mais que dados, “é preciso chegar ao resultado que cada número esconde, e este deve ser avaliado e analisado pela empresa”, explica Naressi, gerente de BI da Direct Performance.

Para o executivo, se a empresa não tiver bem definidos os objetivos e as metas que deseja alcançar, já começou o seu planejamento de maneira equivocada. Planejar a mensuração também é essencial. “O planejamento deve ter a definição dos indicadores, escolha de web analytics e ad servers”, destaca Naressi.

Isto porque, no mundo digital, tudo pode ser mensurado, fator determinante para direcionar qualquer campanha. “Se você planeja com antecedência e tem tecnologia para isso, pode avaliar o que quiser. Toda a informação deve ser integrada à Inteligência de Negócio”, garante Naressi.

Por isso, o especialista recomenda à empresa pesquisar e escolher as ferramentas que satisfaçam melhor as suas necessidades, ter como etapa o planejamento, implementação, validação e análise na criação de um processo de métrica eficiente e sempre participar de discussões que contribuam na formação de um mercado mais maduro.

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