Inicialmente com 50 usuários, TeleIP permite usar o ramal corporativo em qualquer lugar onde haja uma conexão de Internet. Sistema suporta até 30 ligações simultâneas para números externos, enquanto as ligações internas, entre usuários do TeleIP, são ilimitadas.
O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) está testando sua própria solução de telefonia pela sobre protocolo IP. O protótipo, que começou a ser desenvolvido em meados de outubro do ano passado, em breve deve ganhar sua versão final.
A idéia surgiu da necessidade de acrescentar funcionalidades que a telefonia convencional não oferece e, com isso, ganhar produtividade. O TeleIP é todo baseado em software livre: um servidor em Brasília (DF), que roda Linux, tem instalado também o Asterisk, que faz as vezes de PABX IP, e as três versões de softphone foram baseadas em Fedora. O sistema atual já é considerado estável.
“A idéia é disponibilizar um ‘kit de viagem’. Usando um notebook, terminal ATA ou telefone IP, o funcionário tem acesso ao seu ramal corporativo e conta com facilidades como conferência, função siga-me e transferência de chamadas, além do preço mais baixo para efetuar chamadas”, explica Marcio Campos, coordenador de software livre da superintendência de TI do Serpro. Isso é particularmente útil nos casos em que é preciso trabalhar a partir de casa ou durante uma viagem. É o que se chama de teletrabalho, ou trabalho à distância. Quando se usa um telefone IP ou terminal ATA, a conexão com o servidor Asterisk é estabelecida automaticamente. Já para o softphone, é necessário iniciar o aplicativo e fazer login.
Hoje, cerca de 50 profissionais utilizam a ferramenta VoIP. Embora não haja um prazo definido, a consolidação final do serviço deve ocorrer logo, pois depende apenas de alguns trâmites internos. “Após isso acontecer, o plano é expandir o TeleIP para cerca de 300 funcionários”, conta Campos. Esse número abrange desde o setor administrativo até níveis mais altos, como gerência, diretoria e superintendência. Cada usuário terá um cartão com seu nome e número do telefone, além das instruções de uso. O sistema suporta até 30 ligações simultâneas para números externos, enquanto as ligações internas, entre usuários do TeleIP, são ilimitadas.
O executivo não arrisca uma estimativa, mas afirma que a redução de gastos com as chamadas telefônicas já foi percebida. A solução também foi econômica do ponto de vista da implantação. Segundo Campos, o investimento foi da ordem de 10 mil reais, quantia relativa ao preço de um servidor e da placa de voz. O escopo do projeto envolveu apenas a sede do Serpro, em Brasília. As regionais do órgão, em dez capitais, além de escritórios de serviço nos outros estados, têm estrutura menor e não justificariam a implantação de um servidor para o funcionamento do TeleIP.