RedeÚltimas

Serviço de satélite da Hughes chegam a 5 mil cidades

Sattelite dish in an urban setting.

De acordo com a última pesquisa TIC Domicílios, divulgada em 2017, 34% da população tinha acesso à internet na área rural. Um número superior aos 22% registrados em 2014, mas que evidencia que a falta de conectividade ainda é um desafio para o desenvolvimento de localidades distantes dos grandes centros, principalmente no meio rural.

Hughes e Facebook lançam os hotspots Wi-Fino Brasil e no México

Com o objetivo de solucionar esses gargalos de conectividade no Brasil, a Hughes do Brasil, uma subsidiária da Hughes Network Systems, LLC (HUGHES), criou a HughesNet, internet banda larga via satélite. Em julho, a HughesNet comemora três anos de atuação no país e expande cobertura para 5 mil cidades. Esse marco foi possível graças ao lançamento do satélite Hughes 63W, em 2018, que aumentou a capacidade de atendimento para até 90% da população brasileira. Antes disso, em 2016, a Hughes já havia lançado o satélite Hughes 65W, que marcou o início dos serviços de internet via satélite B2C da empresa no Brasil.

“O mercado de satélites tem um grande potencial. Com a expansão, conseguimos atender mais propriedades distantes dos grandes centros urbanos, aonde as grandes operadoras não conseguem chegar em virtude do alto custo, especialmente na área rural.”, diz Rafael Guimarães, presidente da Hughes no Brasil.
Segundo o executivo, para 2021 a companhia tem planos de lançar o satélite JUPITER 3 (designado Echostar XXIV), que utilizará tecnologia de ultradensidade (UHDS) para transmissão, melhorando a capacidade a empresas e usuários finais em praticamente todos os países das Américas, incluindo Brasil, EUA, Canadá, México e outras regiões.

A HughesNet vem conectando pessoas e contribuindo para a geração de negócios desde que os serviços passaram a ser disponibilizados no Brasil, em 2016. Um caso de sucesso é o da influenciadora Fran Adorno, moradora da área rural de Guaraí, uma pequena cidade no interior do Tocantins, que hoje usa a internet banda larga via satélite como principal suporte para seu trabalho. No início de 2019, quando um pane na internet fez a blogueira ficar alguns dias longe da rede, ela passou a contar com os serviços da HughesNet.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *