Curso de Governança da TI acontece na UFBA e capacita 24 servidores.
Começou nessa segunda-feira (17) o primeiro curso de capacitação em Governança da TI (tecnologia da informação) para servidores municipais atendidos pelo programa Cidades Digitais, na Universidade Federal da Bahia, em Salvador.
MiniCom publica acordos de cooperação com municípios selecionados pelo Cidades Digitais
O curso atende 24 funcionários públicos de 11 municípios da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, e do Distrito Federal, selecionados na primeira etapa do programa, e terá a duração de duas semanas, com oito horas/aulas diárias.
Segundo Diego Aguilera, coordenador-geral de Formação da Secretaria de Inclusão Digital do MiniCom, o curso focará em gestão de projetos e serviços de TI no município. “Nosso objetivo é preparar a administração pública local para gerenciar, da melhor forma toda a tecnologia disponibilizada pelo programa, maximizando os benefícios para a população”, afirma.
Pelo programa, ainda estão previstos cursos de Gestão Estratégica, Operacional de Redes e Operacional de Sistemas Linux.
Programa
Américo Bernardes, diretor do departamento de Infraestrutura para a Inclusão Digital, afirma que na segunda fase do programa houve construção de uma infraestrutura, mas a instalação de aplicativos de e-gov está pendente, pois o MiniCom está na fase final de contratação do Serpro para hospedar as aplicações.
Entre os programas, há um para o agendamento de consultas médicas, gerenciamento na educação e gestão das finanças do município. Os gestores podem optar por outros aplicativos, que poderão ser contratados pelas prefeituras.