Companhia apostou na aquisição de uma plataforma móvel de informação para auxiliar a equipe técnica remota e garantir mais agilidade e qualidade nas operações.
A Simpress, empresa de outsourcing de impressão e gestão de documentos, acaba de adquirir uma plataforma móvel de gerenciamento e informação para a equipe técnica. O objetivo é auxiliar os profissionais remotos por meio de informações online e atualizadas, garantindo maior agilidade e qualidade para as operações em campo.
Os investimentos foram na ordem de R$ 700 mil, apenas na fase inicial, que inclui a aquisição de uma plataforma de mobilidade com software, hardware e conectividade de alta tecnologia. Foram distribuídos mais de 200 netbooks, que garantem a portabilidade e agilidade devido à facilidade de manuseio do equipamento, além de modem de banda larga para a equipe, permitindo o acesso dos profissionais ao novo portal especializado de gerenciamento da Simpress, onde o profissional encontra todas as informações necessárias para otimizar as operações em tempo real e de forma remota.
O sistema é gerenciado em tempo real por uma equipe interna que atualiza os dados, proporciona orientações sobre itinerários mais inteligentes, de acordo com a urgência e a localização de cada cliente, por meio de integração com um software de geo-posicionamento, que indica o melhor trajeto a ser percorrido dentro dos planos de atendimento do dia. Além disso, todas as informações do trajeto ficam armazenadas, gerando automaticamente o valor das despesas de pedágio e quilometragem, ampliando o controle sobre as despesas da equipe.
Por meio desta ferramenta também se pode acessar a base de conhecimento da Simpress, que apresenta dados atualizados sobre a situação de cada cliente e indica outros casos parecidos para auxiliar o técnico na resolução do problema. É possível identificar registros de demandas e consertos, como se fosse um manual digital das ocorrências das operações, e ainda acessar contatos de outros técnicos que possam tirar dúvidas e agilizar as operações neste momento.
Outra vantagem do sistema está na capacidade de atualização de drivers e execução das rotinas de testes, já que o sistema online permite a visualização de todas as informações disponíveis de maneira remota. Neste caso, se for identificada a necessidade de uma peça específica, ainda é possível consultar a disponibilidade desta peça no estoque da Simpress em tempo real, garantindo a pronta entrega em caso de SLAs críticos.
Paulo Theophilo, diretor de marketing e negócios da Simpress, explica que o sistema permite maior capacidade de feedback para a equipe interna da Simpress, que registra de maneira online toda a situação do cliente, tornando as operações mais claras e eficientes. “Nossa expectativa é aumentar a eficiência e a qualidade do atendimento, aumentando e preservando o índice de satisfação dos clientes, já que o sistema permite maior assertividade no atendimento técnico”, destaca.
Além disso, o sistema está totalmente integrado ao ERP da Simpress e permite ainda outros recursos, como elaboração e envio de fotos da situação do equipamento para solicitar orçamentos e consultas aditivas em tempo real. Este diferencial permite a geração de orçamentos mais ágeis e precisos de maneira totalmente remota, garantindo um diagnóstico mais assertivo e conclusivo, evitando erros, atrasos e custos nas operações. “A principal vantagem é a autonomia e a mobilidade da equipe de atendimento com acesso direto a um sistema inteligente, que permite um diagnóstico mais preciso. Além da vantagem de reduzir custos pelo aumento da produtividade da operação de atendimento, garantindo maior competitividade junto ao mercado”, afirma Theophilo.
A expectativa da companhia é ampliar o projeto daqui para frente e integrar uma solução de BI (Business Intelligence) à plataforma, ampliando ainda mais o controle das operações em campo. “A Simpress continuará investindo em tecnologia ao longo de 2011 e 2012 por meio de inúmeras iniciativas, otimizando a integração de nossos sistemas e tecnologias no contínuo objetivo de fornecer ferramentas para garantir os melhores serviços e o sucesso dos negócios de nossos clientes”, conclui Theophilo.