A Ordem dos Advogados do Paraná (OAB-PR) passou a disponibilizar, desde março, uma nova plataforma tecnológica que tornou totalmente remoto o processo de abertura de novas sociedades de advogados no Estado. A ferramenta reduziu de 60 dias para 48 horas o procedimento a partir da RedeSim, que integra diversos órgãos públicos, todo o processo de abertura de sociedades ficou centralizado, permitindo que os advogados façam desde a solicitação perante a junta comercial e até o pagamentos de taxas, junto à prefeitura e OAB, em até 48 horas.
Empresa registra aumento de 25% em produtividade do colaborador em home office
De acordo Wellington Cesar Ribeiro, gestor de projetos da ACOM Sistemas, uma das empresas responsáveis pelo projeto, a ferramenta possibilita que tudo possa ser feito online, não havendo a necessidade do advogado deslocar-se até a OAB para realizar o requerimento, retirar o boleto e ir ao banco pagar. O projeto tornou-se possível através de uma parceria entre a OAB-PR, Junta Comercial e Prefeitura, e que foi viabilizado pela ACOM Sistemas, responsável pelo ERP Everest, software utilizado pela OAB e que realiza a gestão empresarial, flexibilizando e modulando o planejamento de operações dentro de uma empresa.
Parceiros desde 2013, o Everest é o sistema responsável pela gestão administrativa da OAB-PR. Nesta integração, o novo desafio da ACOM Sistemas foi integrar a requisição do advogado no site, gerar o boleto referente às devidas taxas, a requisição junto ao banco e ao final, informar novamente a OAB quando o pagamento foi realizado. “Para que as instituições pudessem ter esse sistema integrado, foi necessário o desenvolvimento de uma série de modificações na plataforma que permitissem esse trânsito de informação. O resultado foi um sucesso e todo o processo está integrado e otimizado”, afirma Ribeiro.
Christiane Richter Minhoto, gestora do setor de sociedades da OAB/PR, diz que o sistema tem sido muito eficaz. Dentre os grandes benefícios já observados, além da agilidade, está o fato de que o processo diminui erros de documentação e possibilita o advogado já sair com o número do CNPJ no ato do registro. “Muitas vezes as sociedades eram constituídas em endereços que não eram permitidos pela prefeitura e só no momento da obtenção do alvará é que vinham a saber, o que gerava um grande prejuízo. Agora na consulta de viabilidade já sabem se será ou não possível o uso daquele endereço”, explica Christiane.
O feedback dos advogados tem sido positivo. Como todo e qualquer sistema novo, ainda existe uma curva de aprendizado, porém Christiane nota que os benefícios já trazidos são animadores. “Os advogados estão gostando. Como a plataforma foi recém lançada, estamos trabalhando para torná-la cada vez mais intuitiva”, finaliza a gestora da OAB-PR.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter e comente as nossas reportagens.