Mercado Livre teve o melhor tempo de resposta e ficou entre os quatro melhores do mundo.
Uma pesquisa com varejistas sobre as compras online no Natal constatou que o Brasil é o país com espera mais longa, em relação ao tempo de resposta. O Reino Unido obteve melhor desempenho.
O relatório ‘Review Online de Excelência das Varejistas’, elaborado pela Monitis para checar o desempenho de alguns dos principais varejistas online sob o ponto de vista dos usuários durante a época de Natal, também afirmou que o Mercado Livre é um dos quatro sites com melhor desempenho no mundo.
O Reino Unido liderou em tempo de resposta, e os três sites mais rápidos estão situados na região; os sites alemães apresentaram mais falhas, e três das quatro lojas online com mais problemas detectados estão situados no País.
Outra conclusão do relatório é que nos sites de varejistas dos EUA as páginas iniciais foram carregadas mais rápido.
Segundo a companhia, os varejistas tradicionais tendem a superar a Amazon em tempo médio de resposta e carregamento de página. Os sites Amazon.com e Target.com.au foram os dois únicos varejistas sem falhas ao longo de toda a revisão.
“Tirando de lado todas as estatísticas, a mensagem é: todos tiveram um desempenho decente”, comenta Mikayel Vardanyan, Diretor de Operações da Monitis. “Todos os varejistas que monitoramos em tempo de atividade apresentaram valores próximos dos 100% e, todos menos um, estavam abaixo do limiar crítico de 500 MS em termos de tempo médio de resposta”.
A companhia aconselha as lojas a se prepararem para os picos repentinos de tráfego em seus websites, caso contrário, podem ter perda de receita. “Os compradores online tendem a clicar em outro site quando não conseguem completar a sua transação – e isso significa perda de receita, algo não desejável e muito menos favorável. O conjunto de ferramentas para impedir que isso aconteça deve incluir a monitorização contínua, tempo de atividade, análise de tráfego e testes regulares de carregamento”, afirma.