Projeto que recebe investimento de R$ 70 milhões no projeto, que permitirá gestão de consumo por meio de display instalado na casa das famílias.
A AES Eletropaulo começou a instalação de medidores eletrônicos para 74 famílias da comunidade Jardim Audir, em Barueri. Até o fim de 2014, mais de 2.100 clientes da cidade serão beneficiados. No total, mais de R$ 70 milhões estão sendo destinados à iniciativa, que contemplará todos os 250 mil habitantes do município.
Smart Grid pode evitar apagões e perdas futuras no setor elétrico
AES Eletropaulo investe em rede corporativa da Embratel
Nesta etapa, os clientes da concessionária poderão fazer sua própria gestão de energia, visualizando o seu consumo diário, por meio de um display que é instalado na casa de cada família. Esta fase já permite que a AES Eletropaulo execute comandos à distância como de leitura remota do consumo de energia, direto da Central de Medição da distribuidora.
Para realizar cada etapa do projeto, a concessionária faz um mapeamento das áreas, define as tecnologias e estabelece um cronograma de implantação. O primeiro passo foi a regularização das instalações das 2.100 famílias nas comunidades.
“Estamos oferecendo a essa população uma energia segura, de qualidade e totalmente inovadora. As próximas etapas do projeto incluirão os demais clientes, residências, indústria e comércio. O projeto em Barueri permitirá avaliarmos como essa iniciativa pode ser replicada a outros municípios, inclusive à capital”, disse Maria Tereza Vellano, diretora da AES Eletropaulo.
Smart Grid
Smart Grid é uma rede de energia elétrica totalmente inteligente integrada aos centros de comando da concessionária. Ao final do projeto, com essa tecnologia, os clientes não precisarão ligar para o call center e informar sobre a falta de energia, por exemplo, ou ainda precisar que o leiturista vá até a residência para fazer sua leitura de consumo. Por meio dessa solução, a concessionária, automaticamente, identifica a interrupção e, dependendo da ocorrência, executa comandos remotamente para restabelecer o sistema.
O projeto de Smart Grid está alinhado às diretrizes da Plataforma de Sustentabilidade da companhia e com seus compromissos de contribuir com o desenvolvimento sustentável da sociedade.