Desde 2018, a Smiles, programa de fidelidade da GOL e plataforma de viagem, conta com banco de dados da Oracle Siebel Loyalty, dois sistemas administrados nos data centers da própria empresa. No entanto, o ritmo acelerado do mercado exigiu mais inovação. O time de TI da Smiles identificou limitações no modelo que trazia entraves para alta disponibilidade e escalabilidade dos processos de missão crítica. A partir dessa análise, optou-se pelo uso da infraestrutura na nuvem da Oracle a fim de buscar mais competitividade.
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A prioridade foi manter todos os dados da empresa, incluindo os da solução Oracle Siebel Loyalty, com histórico de mais de 18 milhões de clientes, em um data center na nuvem. A migração traria vantagens de performance com rentabilidade, escalabilidade, flexibilidade e padrões avançados de segurança. Toda a transição teve o apoio da área de Advanced Customer Services da Oracle com suporte personalizado para garantir os investimentos em tecnologia.
A Smiles também teve um ganho expressivo de desempenho de 300% depois de migrar seu banco de dados para o Oracle Exadata Cloud Service, que permite o provisionamento flexível. No front end da aplicação da empresa, a melhora foi de 32%. Se para o cliente final a mudança pode ter passado um pouco despercebida, a troca trouxe ganhos expressivos para o back office e a Central de Atendimento ao Cliente.
Segundo Luiz Borrego, CIO da Smiles, a empresa tem hoje mais de 3,5 milhões de sessões, 4 milhões de buscas diárias em no site e 3 milhões de transações processadas por mês. “Dessa forma, foi preciso contar com uma infraestrutura que suportasse todo o volume de tráfego de informações de forma rápida, prática e segura. Hoje, junto à Oracle, entregamos novas funcionalidades sem indisponibilizar o ambiente e com um ganho muito grande para o cliente”, afirma.
A decisão por uma tecnologia avançada veio também para atender à crescente demanda pelo Shopping Smiles e como o hábito de compras on-line ficou mais frequente com a pandemia, a plataforma espera chegar a 1 milhão de pedidos em 2021, crescimento de 25% frente ao ano passado.
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