Negócios

Snapdragon 7+ Gen 3: o que chegou na nova atualização do chipset?

A Qualcomm revelou recentemente a sua novidade para smartphones intermediários e avançados. O novo Snapdragon 7+ Gen 3 chega ao mercado com tecnologia revolucionária e uso de inteligência artificial (IA) generativa na linha.

CONTEÚDO RELACIONADO – Qualcomm e AWS formam parceria para desenvolver soluções para montadoras

O nome pode parecer complicado, mas significa que a sétima linha do chipset Snapdragon ganhou um “+”, ou seja, que o modelo atual é o que possui mais recursos, tem a melhor performance, tem o menor consumo de energia que seus pares da mesma geração.

O que o Snapdragon 7+ Gen 3 traz de melhorias?

Como foi prometido, o novo chipset da Qualcomm traz algumas cartas na manga. Dentre as várias melhorias, está um avanço na velocidade de processamento de 15% em relação ao Snapdragon 7+ Gen 2.

Além disso, ainda comparando com a versão anterior, o Snapdragon 7+ Gen 3 obteve um ganho de 45% na GPU (unidade de processamento gráfico do smartphone) ao fazer um teste com resolução gráfica em 1080p, mas vale lembrar que o novo chipset fornece suporte para telas com resolução até 4k.

Por fim, o seu custo energético, quando comparado com o modelo anterior, foi 20% mais eficiente.

Uso de Inteligência Artificial no chipset

O uso de Inteligência Artificial também chegou na arquitetura dos smartphones, inclusive no aprimoramento do uso das câmeras. Antes disponível apenas para os modelos Snapdragon 8, o novo modelo de chipset conta com uma potente IA incorporada na câmera do smartphone com segmentação de processamento semântica.

Isso quer dizer que, quando o usuário tira várias fotos da mesma cena, digamos uma paisagem com uma pessoa no centro, o processador vai segmentar essa foto em várias partes e a Inteligência Artificial vai selecionar automaticamente, as partes que possuem melhor iluminação, melhor foco, menos sombras, além de eliminar reflexos. Após feito isso, a IA vai unir as melhores partes em uma única foto.

A conectividade do novo chipset também foi aprimorada, com base nos modelos do Snapdragon 8, com acesso a tecnologias mais velozes para conectar Wi-fi e Bluetooth, inclusive permitindo uma melhor conexão com  outros aparelhos e com notebooks, televisores smart, carros, e smartwatches.

Outro avanço, possível graças às equipes de análise e desenvolvimento de sistemas, é que o Snapdragon 7+ Gen 3 se encontra na área dos games por meio de uma ferramenta chamada Game Post Processing Accelerator. Esse recurso, através do processamento por IA, reduz o motion blur (desfoque da imagem ao mover a câmera no jogo) além de melhorar o bloom, e a profundidade de campo de visão.

Por fim, também foi adicionado o Adreno Frame Engine 2.0, uma ferramenta de processamento que melhora a qualidade do conteúdo reproduzido na tela sem drenar a bateria em excesso, além de aliviar o aumento de temperatura.

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebookLinkedIn X (Twitter).

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *