
O SoftBank e a Toyota Motor Corp. apostam em um futuro em que consumidores e empresas vão suprir suas necessidades de transporte sob demanda, formando um novo empreendimento que desenvolverá e implantará tecnologias de carros autônomos.
A Monet Technologies lançará inicialmente serviços de atendimento a agências públicas japonesas e empresas privadas, seguidas pela implantação de veículos autônomos em 2020, disseram as duas empresas em um evento em Tóquio. Depois do Japão, a Monet pretende se expandirá globalmente.
O conglomerado financeiro investidor em tecnologia e a maior montadora da Ásia estão buscando competir numa área onde as empresas de tecnologia e automóveis dos EUA assumiram a liderança. É a primeira colaboração significativa entre a SoftBank e a Toyota, que já investiram bilhões de dólares em startups de serviços automatizados de direção e compartilhamento de carros, que impactam os mercados de automóveis e de transporte.
O SoftBank terá pouco mais de 50% do empreendimento, enquanto a Toyota controlará o restante. Ele será inicialmente capitalizado em 2 bilhões de ienes (US$ 17,5 milhões) e, eventualmente, chegará a 10 bilhões de ienes, conforme necessário. A SoftBank e a Toyota disseram que veem o empreendimento fornecendo uma variedade de serviços, como veículos de entrega de refeições nos quais os alimentos são preparados em movimento, ônibus hospitalares onde exames médicos a bordo podem ser realizados e escritórios móveis.