A nova versão do Informatica Data Masking ajuda a preservar dados sensíveis, privados ou confidenciais ao mascará-los no ambiente de produção.
A Informatica Corporation, fornecedora de soluções de software de integração de dados, anuncia o acréscimo de novas funcionalidades à sua solução Informatica Data Masking, parte da Plataforma Informatica. O interesse no mascaramento de dados aumenta na medida que as organizações reconhecem a exposição ao risco que ocorre quando dados pessoais, médicos e corporativos são usados no desenvolvimento de aplicações e em ambientes de teste.
O uso de dados de produção reais no desenvolvimento e teste de novas aplicações é disseminado e apresenta risco. De acordo com o Instituto Ponemon, 84% das organizações pesquisadas usam dados de clientes para fins de teste e desenvolvimento, e deste total, 45% delas não protegem estes dados reais, ficando vulneráveis ao uso impróprio. Com as tarefas de teste e desenvolvimento cada vez mais terceirizados e conduzidos fora das empresas, os riscos envolvendo dados sensíveis são ainda maiores.
“Conforme pesquisa do Enterprise Strategy Group, 51% dos profissionais de segurança acreditam que mais da metade da sua capacidade total de dados pode ser classificada como confidencial”, explica o analista sênior do Enterprise Strategy Group, Brian Babineau. “À medida que as empresas se dão conta do risco de governança e compliance relacionado à privacidade destes dados tanto no teste quanto no desenvolvimento de aplicações, elas não têm escolha senão tomarem medidas corretivas e investirem em soluções como o mascaramento de dados”.
O Informatica Data Masking ajuda a preservar dados sensíveis, privados ou confidenciais ao mascará-los no ambiente de produção ou nas bases de dados para homologação e testes. Dessa forma, dados funcionais e reais podem ser usados com segurança no desenvolvimento, testes e em outros ambientes de não-produção, como os terceirizados ou off-shore. Nesta solução, dados confidenciais perdem sua identificação com o uso de técnicas e algoritmos que ofuscam os dados originais e dados mascarados retêm seu formato original e suas propriedades para que as aplicações continuem a funcionar adequadamente, enquanto as equipes de TI iniciam as atividades de desenvolvimento e testes.