A Stellantis Brasil, empresa do setor automobilístico que reúne marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e outras, apostou numa API do WhatsApp para aumentar seus leads. Apostando no recurso Click to WhatsApp (CTWA), oferecido pela Meta e integrado pela Blip na empresa, que conecta anúncios em redes sociais ao app de mensagens, foi possível aumentar em 45% a taxa de geração de leads.
Como funciona: ao clicar em um anúncio veiculado em redes sociais como o Instagram e o Facebook, o consumidor é levado diretamente para o WhatsApp da marca anunciante em apenas um clique. Assim, ele passa a ter uma conversa direta com a empresa, facilitando o compartilhamento de informações, esclarecimento de dúvidas, compra e venda de algum produto ou mesmo um suporte ou atendimento personalizado.
Com o uso das campanhas de Click to WhatsApp integradas ao contato inteligente desenvolvido em parceria com a Blip, além do aumento na geração de leads, o WhatsApp se tornou o principal canal da companhia para captura de novos leads. Hoje, 50% das vendas de carros da Stellantis Brasil feitas a partir de canais digitais são oriundas do app.
Em 2020, quando a Stellantis passou a usar o Click to WhatsApp, o objetivo era gerar novas demandas e tornar seus leads mais engajados. Se tornou possível checar a disponibilidade de agendamento de test drive dos veículos, consultar a localização das concessionárias da região, acessar o catálogo com detalhes sobre o modelo do automóvel e contatar consultores de vendas.
“Desde o lançamento do nosso contato inteligente no WhatsApp, tivemos mais de 10 milhões mensagens trafegadas e mais de 2 milhões usuários interagindo conosco no canal. Somos um case global e nossos escritórios de outros países querem aprender o que estamos fazendo e replicar”, diz Jessica Fischborn, coordenadora de Digital Growth Latam Stellantis.
Antes de usar a solução, a Stellantis Brasil investia apenas 3% de sua verba de marketing no WhatsApp e gerava 100% de seus leads por meio de um formulário no site da empresa – formato este que nunca engajou verdadeiramente o consumidor final. Atualmente, o investimento da Companhia em ações no WhatsApp representa 50% do orçamento da área. Somente a Fiat, uma das marcas da Stellantis Brasil, a solução incrementou um total de 33,6% nas vendas de automóveis e conquistou 16 vezes mais retorno sobre investimento em publicidade.
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