IPNews – O Portal da Conectividade

Telecom e serviços financeiros são setores que mais geram desconfiança para brasileiros

Estudo da Llorente & Cuenca avaliou o índice de confiança de consumidores latino-americanos e, no Brasil, operadoras pecam pelo mau atendimento do cliente.

A Llorente & Cuenca divulgou os resultados de um estudo feito na América Latina que avaliou a confiança dos consumidores sobre seis setores. Localmente, os brasileiros desconfiam de empresas de telecomunicações e serviços financeiros por não atender às expectativas de seus clientes. Os outros setores estudados foram alimentos e bebidas, farmacêutica, varejo e automotivo.

Estudo avalia qual operadora tem o melhor 4G do Brasil

O estudo foi produzido pela Offerwise em coordenação com Peel de Onion (grupo Inmark) com base em 4 mil pesquisas em nove mercados: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México Panamá, Peru e República Dominicana. Em toda região, nenhum setor das atividades econômicas estudadas desfruta de forte confiança pelos consumidores.

O setor telecomunicações aparece com grandes desafios e, junto ao financeiro, é um dos que mais gera desconfiança na América Latina. Transparência e integridade ganham força na área como fatores importantes para acreditar nesta indústria. Mas, no Brasil, é o setor com menor credibilidade do consumidor e os três aspectos mais importantes que o cliente sente falta são: a não insistência em vender, a atenção do pessoal especializado e a boa garantia.

Já o serviço financeiro se destaca como a indústria que gera o maior ceticismo entre os consumidores latino-americanos, sendo os fatores mais determinantes boas práticas e comportamento ético. No mercado brasileiro, o setor só perde para telecomunicações como o que gera mais desconfiança no consumidor.

Veja as principais conclusões do estudo sobre os outros setores:

Sair da versão mobile