
Hoje, a TIM faz sua estreia na Agrishow, feira internacional de tecnologia agrícola que acontece em Ribeirão Preto (SP). No evento, a operadoraparticipará do anúncio da iniciativa ConectarAGRO, além de apresentar novas tecnologias disponíveis para o mercado e expor cases de sucesso do projeto “4G TIM no Campo”.
A presença da TIM na feira ressalta o foco da operadora em inovação e o trabalho realizado no último ano, com a conquista de clientes importantes desta iniciativa, como a Adecoagro, a SLC Agrícola e a Jalles Machado.
No primeiro dia do evento, às 17h, a operadora participará da coletiva de lançamento do ConectarAGRO, iniciativa em prol da consolidação e expansão do acesso à internet nas mais diversas regiões produtoras do país. A novidade tem como intuito promover a adoção de soluções abertas e abrangentes no campo e que podem atender máquinas e pessoas, solucionando um dos principais desafios que o setor enfrenta no momento: a conectividade.
TIM lança chamada em alta definição em 78 cidades paulistas
Apoiadora da iniciativa, a TIM comercializará de maneira independente os serviços de conectividade e soluções de IoT. A expectativa da operadora é conectar, até o final do ano, 5 milhões de hectares com o 4G, contribuindo para o crescimento do agronegócio no Brasil. O ConectarAGRO é apoiado pela operadora e as empresas AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec e Trimble.
Durante a feira, a TIM apresentará em seu estande diferentes cases do “4G TIM no Campo”, projeto que promove a digitalização de processos por meio da conexão de dispositivos e máquinas. O espaço trará um protótipo de torre que mostrará os equipamentos necessários para a instalação da rede 4G na faixa de 700MHz, permitindo maior penetração da rede no campo, ou dentro das próprias máquinas.
Com o “4G TIM no Campo”, a operadora já cobre mais de 700 mil hectares com a sua rede de quarta geração, viabilizando a conectividade das fazendas e usinas de clientes como a Jalles Machado, SLC Agrícola e a Adecoagro. Outra novidade que ficará exposta será a estação meteorológica iMetos®, projetada pela Metos Brasil, que realiza medições de temperatura e umidade relativa do ar, radiação solar global, velocidade do vento e precipitação. A ferramenta será conectada à plataforma de Internet das Coisas NB-IoT (Narrow Band IoT) fornecendo em tempo real informações climáticas essenciais para a agricultura de precisão.