Receita e lucro líquidos cresceram 5,8% e 53,2%, respectivamente. Operadora também divulgou resultados em seu processo de digitalização.
A TIM divulgou hoje (20/7) seus resultados para o segundo trimestre de 2018, mostrando crescimento nos principais indicadores no ano a ano. A receita líquida fechou em R$ 4,1 bilhões no trimestre, crescimento de 5,8%, enquanto o EBITDA cresceu 12,7% e atingiu R$ 1,57 bilhão. A margem normalizada do EBITDA chegou a R$ 3,04 bilhões, aumento de 14,5%. O lucro líquido cresceu 53,2%, chegando a R$ 335 milhões.
TIM anuncia novo presidente para o Brasil
O principal motivo do prospecto positivo foi o serviço móvel, que cresceu 5,7% na comparação com o mesmo trimestre de 2017 e fechou em R$ 3,7 bilhões, isso porque a TIM tem conseguido aumentar o número de planos pré-pago recorrente e pós-pago. Hoje, 33% da base de clientes são usuários de planos semanais ou mensais (recorrente), aumento de 17 pontos percentuais. A base é completada por 33% usuários pré e 34% pós.
O aumento na receita com esse tipo de usuário fez com que o ARPU (receita média mensal por usuário) atingisse R$ 21,9, um crescimento de 13% no ano a ano. O índice subiu em todos os tipos de planos da operadora, mas o destaque foram os clientes controle, que subiram 7,8%.
Apesar disso, Stefano De Angelis, que acaba de deixar a presidência da TIM Brasil e apresentou os retrospectos da operadora, disse que a redução no número de linhas ativas é uma preocupação. A empresa perdeu 1,3 milhões de usuários e fechou o período em 56,6 milhões, principalmente no pré-pago. Segundo ele, isso é resultado das consolidações de chips SIM no Brasil.
Por outro lado, a TIM viu aumentar a qualidade da base pré e pós-paga. Na primeira, apesar da redução de 1,9 milhões de linhas, os usuários recorrentes (que fazem recargas mais vezes) aumentou. Enquanto isso, os clientes pós-pagos cresceram 20% e adicionaram 3,2 milhões de linhas. Em termos gerais, 37,5 milhões são pré e 19,1 milhões são clientes pós.
TIM Live
A oferta de banda larga da operadora cresceu tanto em usuários quanto em receita. São 423 mil clientes (aumento de 24,5%) que geram faturamento de R$ 90 milhões (crescimento de 41%). Com isso, o ARPU da TIM Live aumentou 12,7% e chegou a R$ 72,1.
Segundo De Angelis, a previsão é expandir o serviço para a região Nordeste, chegando primeiro a Salvador (BA). A intenção também é utilizar fibra óptica em mais cidades, pois a operadora acredita que pode melhorar a questão de velocidade.
Transformação digital da TIM
O ex-presidente também comentou sobre o processo de digitalização dos canais de atendimento da operadora. Os dados mostram que recargas por meios online cresceram 5,3% no período, enquanto as vendas de planos pós-pago dobraram. As vendas de pré-recorrente também aumentaram, mas em menor ritmo. Já a interação humana na central de atendimento diminuiu em 6% e os usuários do aplicativo MeuTIM cresceram 62%.
O serviço de voz sobre LTE (VoLTE) da empresa já conta com 5 milhões de clientes e está disponível em 1,5 mil cidades. Segundo De Angelis, os usuários dizem que há 57% menos quedas de chamadas e 44% veem menos tempo para completar ligações em comparação com o uso na rede tradicional.